Em alusão ao Dia do Estagiário, comemorado dia 18 de agosto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), uma das entidades que compõem o Sistema FIEMA, realizou na última terça-feira (20), a palestra “Desafios do mercado de Trabalho”. A ação faz parte do Programa de Orientação Estudantil – POE e reuniu aproximadamente 100 participantes no auditório do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI em Imperatriz. Ministrada pela psicóloga do IEL – MA, Rayane Campos, a palestra abordou com clareza os mais recorrentes desafios encontrados ao entrar no mercado de trabalho e discutiu formas para enfrentar a concorrência no âmbito profissional.
Para a gerente do IEL em Imperatriz, Dayanny Nascimento, a entidade vem assumindo posição significativa na Região Tocantina, ao reforçar a cultura organizacional e contribuir para o ingresso de estudantes no ambiente corporativo. “Com sua expertise, o IEL atua com metodologias específicas para preparar o estudante, seja universitário ou técnico, a vivenciar o cotidiano da profissão pretendida. E essas ações, como a de hoje, busca instigá-los a se atualizarem quanto às realidades do mercado de trabalho, oferecendo um suporte dinâmico de conhecimento e atualização aos futuros profissionais de nossa região”, afirma.
O IEL tem como premissa caminhar ao lado da indústria, com vista em auxiliar as empresas a ganharem a competitividade. O Instituto atua no desenvolvimento de carreiras e no desenvolvimento empresarial ofertando programas voltados à gestão de talentos na indústria, com foco em estágio. Além disso, atua na seleção de novos colaboradores com perfis repassados pelas empresas, e intermediando estudantes no para o mercado de trabalho profissional, por meio do estágio. Em Imperatriz, centenas de alunos de níveis técnicos e superior são inseridos nas empresas ou instituições públicas, por mediação do IEL.
Vilma Silva, estuda Pedagogia, e é estagiária em uma creche no município, onde tem a oportunidade de colocar em prática os fundamentos teóricos apreendidos em sala de aula. Ela participou do evento e destacou o papel do IEL nessa mediação de escola e estágio. “O IEL foi fundamental, porque nos trouxe um ponto de apoio e certeza. É uma entidade que faz o melhor por nós e orienta como devemos agir no ambiente de trabalho, ofertando capacitações e nos preenchendo de conhecimento, para que possamos ofertar com qualidade o nosso serviço em campo”, declara.
O estágio é uma etapa fundamental na formação dos profissionais nas mais diferentes áreas, para isso, algumas medidas precisam ser bem trabalhadas. Segundo Rayane Campos, “o estágio é um ato educativo e ferramenta essencial para desenvolver as habilidades comportamentais, que são indubitavelmente, um aspecto diferencial e bastante cobrado nos dias de hoje”. A palestra abordou ainda, sobre o panorama atual, dicas de apresentação de currículo, visão estratégica, alta competitividade.
Próximas ações
O IEL tem uma programação mensal de cursos e capacitações voltadas para as demandas empresariais e soluções inovadoras e personalizadas, além das atividades desenvolvidas nas áreas de carreira e estágio. A instituição realiza todos os anos o Encontro IEL de Estágio e Carreiras, que em 2018, reuniu 220 participantes, entre estagiários, estudantes, profissionais de Recursos Humanos e empresários. Em 2019 a ação tem data prevista para o dia 11 de novembro.
Para mais informações sobre cursos, capacitações e estágio acompanhe as redes sociais do IEL, ou ligue no telefone, (99) 3014 1797, ou ainda, visite o escritório do IEL que fica localizado na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, 1547, esquina com a Rua Bahia – Centro de Imperatriz.
Comentários