O mês de outubro é dedicado à luta contra o câncer de mama. Nessa quinta-feira (9), a diretoria da Oncoradium ofereceu um café da manhã especial para imprensa, pacientes oncológicos e acompanhantes. Além disso, foi realizada uma palestra sobre os riscos da doença. O evento faz parte da programação elaborada para a Campanha Outubro Rosa.
Durante a confraternização, também estiveram presentes estudantes do curso de Enfermagem da Unidade de Ensino Superior do Maranhão (Unisulma) e um grupo da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare).
Para a ginecologista e mastologista Germana Zélia, a mamografia é o principal exame para diagnosticar o câncer de mama. “O autoexame é importante, mas não substitui a mamografia”, destaca.
O tema foi abordado na manhã dessa quinta em outras duas ocasiões: para funcionários e colaboradores da CEMAR, com a Dra. Germana Zélia; e para internos Central de Custódia de Presos da Justiça (CCPJ), com o Dr. Altieres Arruda.
Ainda de acordo com a especialista, por mais que o foco da campanha seja o câncer de mama, na região, prevalece a incidência do câncer de colo de útero. “É preciso lutar contra a desinformação e o preconceito em fazer os exames. Afinal, quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de um tratamento positivo para o paciente”, adverte.
Manhã da beleza - Todos os convidados ganharam o laço rosa, símbolo do combate e prevenção ao câncer de mama, material educativo e a camiseta da campanha. Ainda como parte da programação, algumas pacientes receberam tratamento VIP na “Manhã da Beleza”, com serviços de cabeleireiro e maquiador.
Ações – Até o fim do mês, a Oncoradium desenvolverá atividades internas e para a comunidade, a fim de chamar atenção para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. No dia 25, às 8h, acontecerá a caminhada, saindo da Praça Brasil até chegar na Praça de Fátima.
Onda Rosa - A Oncoradium – Centro de Prevenção e Tratamento do Câncer – recebeu uma iluminação especial. Para abraçar a causa do Outubro Rosa, a clínica está com a cor da campanha. Além do prédio, a Oncoradium também coloriu em tons de rosa o site (www.oncoradium.com.br) e a fanpage no Facebook.