Parte integrante da XIII Semana Municipal do Idoso, a palestra foi realizada na manhã do último dia 28, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com o tema Alimentação Saudável, Hipertensão e Mal de Alzheimer. A coordenação do Programa Saúde do Idoso ministrou as discussões a cerca do assunto que despertou a atenção do público presente.
Para Maria do Carmo Martins, apresentações como estas servem de incentivo para manutenção de hábitos mais saudáveis. "A palestra foi ótima, porque nos estimula muito a comer alimentos adequados a nossa dieta, porque se fosse só pela nossa vontade, nós comeríamos era fritura ou mesmo comida com muito sal, como vejo alguns colegas querendo fazer, mas aí, com esses alertas, a gente fica mais atento", comenta a aposentada Maria do Carmo Martins Oliveira.
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde do Idoso, Amanda Rego, o objetivo da palestra é exatamente esse, incentivar a prática de novos hábitos na população idosa, que é também uma das metas discutidas na XIII Semana Municipal que traz o lema "Envelhecer com dignidade, também depende de você".
"Nós da saúde visamos incentivar e esclarecer algumas causas de adoecimento; com o tema trabalhado hoje nós pretendemos diminuir o acometimento dessas doenças (hipertensão e mal de Alzheimer), que tem alta incidência na população idosa. E, dessa forma, melhorar sua qualidade de vida, pois um idoso bem esclarecido tem uma velhice mais saudável e aumenta sua expectativa de vida", ressalta Amanda.
A coordenadora acrescenta ainda que a conscientização é o principal passo nesse processo de envelhecimento saudável, pois é o que muda a conduta dos idosos. "Eu tenho diabetes e pressão alta. Nessas palestras sempre nos atualizamos sobre os alimentos mais indicados para nós e também tiramos nossas dúvidas a respeito do que realmente pode ou não contribuir com a nossa dieta, que depende quase 100% da nossa alimentação", finaliza Maria Rosa de Sousa, uma das participantes da palestra. (Maria Almeida - ASCOM)
Comentários