Produtores da região se reuniram nessa segunda-feira (6), no auditório do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), para assistirem à palestra ministrada pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) sobre o controle biológico.
Na ocasião, os produtores puderam tirar dúvidas sobre o cultivo de hortas na região e sobre o uso correto de biofertilizantes. O público principal do evento foi formado por agricultores e seus familiares de Imperatriz, João Lisboa e Cidelândia.
Para o biólogo e extensionista da Argep, Beltran Andrade, o principal objetivo da palestra foi transmitir conhecimento para que os produtores da região possam cultivar as hortaliças da maneira correta. “Os produtores estão sanando suas dúvidas sobre o cultivo de hortas na região. Deve haver um entendimento e um consenso com relação ao plantio e é importante essa interação com os técnicos para que os produtores possam produzir melhor”, comentou.
O planejamento na hora de cultivar é de extrema importância para que se tenha um bom resultado, é o que afirma o palestrante e engenheiro agrônomo Ednilson Ferreira. “O produtor quer produzir, tem terra e recurso, mas não tem planejamento, está faltando assessoria. O produtor precisa de informação”, reitera.
A substituição dos agrotóxicos pelos biofertilizantes foi outro ponto debatido no evento. Para o técnico em agropecuária Rafael Marinho, o uso dos biofertilizantes é de extrema importância, pois a causa envolvida é bem maior do que se imagina: “Trata-se da preservação do meio ambiente”, explicou.
Comentários