Homens terminam os preparativos e a montagem das estruturas do Festival, que inicia hoje no estacionamento do Imperial Shopping

A cidade de Imperatriz revive, a partir desta quinta-feira (2), a história dos festivais iniciada nos anos 60 e 70, mas que se agigantou na década de 80, com a realização do Festival Aberto Estância do Recreio - FABER, que revelou vários artistas da terra, bem como trouxe à cidade uma leva de artistas de renome nacional que marcaram época e que até hoje são reverenciados na Música Popular Brasileira - MPB.

Entre os artistas revelados, Zeca Tocantins, vencedor do I FABER, com a música "Depois do Tiroteio"; Carlinhos Veloz, vencedor do II FABER, com a música "Imperador Tocantins"; Erasmo Dibel e Neném Bragança, que abriu o show da cantora Diana Pequeno. Artistas como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Quinteto Violado, Zé Geraldo, entre outros grandes nomes da MPB, enriqueceram esse evento musical.
Encerrando suas atividades por falta de apoio financeiro, conforme afirma o idealizador e coordenador Ernando Timóteo, desde então Imperatriz não teve mais um grande festival. Há oito anos, o cantor/compositor Zeca Tocantins, coordenador de Cultura da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI, vem tentando reviver essa movimentação cultural e criou o Festival de Música de Imperatriz - FCI, o qual, apesar dos esforços de Zeca, não atingiu o público desejado.
Mesmo diante dessas adversidades, Zeca Tocantins não desistiu de seu sonho de realizar um grande festival que se tornasse conhecido nacionalmente, a exemplo do FABER. Buscou apoio e conseguiu com o deputado estadual Marco Aurélio Azevedo, com a Prefeitura Municipal, por intermédio do prefeito Sebastião Madeira e do presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Lucena Filho, e ainda o Governo do Estado.
Para a abertura, na noite desta quinta-feira (2), toda estrutura de palco, de luzes, de arquibancadas e de barracas está montada para receber o grande público no espaçoso estacionamento do Imperial Shopping. "Estamos preparados, recebendo os concorrentes que chegam de vários estados do Brasil, com estrutura montada para receber o povo de Imperatriz e região", afirma Lucena Filho, ressaltando que a entrada é franca, as pessoas podem colaborar com um quilo de alimento não perecível.
O Festival Palco das Canções do Brasil traz nesta primeira eliminatória os seguintes concorrentes: 1 - Fernando Cavallieri - Álbum: O amor é a medida de todas as coisas... - SANTO ANDRÉ - Músicas: flor do Lácio e Satélite. 2 - Marcos Catarina - Álbum: Entre Canções - BELO HORIZONTE - Músicas: Saúde e Sorte e O Cais 3 - Pedro Antônio - Álbum: Plantação de Estrelas - UBERLÂNDIA-MG - Músicas: Plantação de Estrelas e Dom Quixote Internauta. 4 - Dorivã - Álbum: Passarim do Jalapão - PALMAS - Músicas: Passarim do Jalapão e Romeiro do Bonfim. 5 - Luis Carlos Dias - Álbum: Solto no Mundo - SÃO LUÍS - Músicas: Abolição e Face Oculta. 6 - Washington Brasil - Álbum: Vem ver - IMPERATRIZ - Músicas: Tenho Medo e Perdido no Paraíso. 7 - Solange Leal - Álbum: Balandê Baião - TERESINA - Músicas: Pobrezinho e Busca
 2ª ELIMINATÓRIA 1 - Zebeto Corrêa - Álbum: Sotaque Brasileiro - BELO HORIZONTE - Músicas: Amores, a Canção e O Outro Lado da Noite 2 - Agnaldo Araújo - Álbum: Digital - CAMPINAS - SP Músicas: Viola Encantada e Povo Brasil 3 - Chico Nô - Álbum: Toca na mata - SÃO LUÍS - Músicas: Berimbolado e Águas Claras 4 - Fátima Passarinho - Álbum: Voos - SÃO LUÍS - Músicas: Do Jeito que o Diabo Gosta e Porco Espinho 5 - Pepysho Neto - Álbum: Pelo Brasil dos Festivais - CAMPINA GRANDE-PB - Músicas: Violinos do Ar e Olho D'Água 6 - Atemi di Barros - Álbum: Eu canto os contos que a vida me conta - IMPERATRIZ - Músicas: O Poeta do Rio Tocantins e Viva, São João Chegou 7 - Gildomar Marinho - Álbum: Pedra de cantaria - FORTALEZA - Músicas: Madre e O Rio.
Programação paralela - DIA 02 - Quinta-feira - 18h - Concurso GASTRONÔMICO de comidas de rua; 18:30h Eliminatória do FESTIVAL DE INTERPRETAÇÃO CURUMIM; 19:30h - Show com a BANDA SENZALA; 21:00 - Eliminatória do IMPERATRIZ FESTIVAL; 22:20 - Show com a BANDA PILANTROPIA.
DIA 03 - Sexta-feira - 18h - Concurso GASTRONÔMICO de comidas de rua; 18:30h - Eliminatória do FESTIVAL DE INTERPRETAÇÃO CURUMIM; 19:30h - Show com a BANDA MADAME LULU; 21:00 - Eliminatória do IMPERATRIZ FESTIVAL; 22:20 - Show com OSWALDO MONTENEGRO.
DIA 04 - Sábado 18h - Concurso GASTRONÔMICO de comidas de rua; 18:30h - Final do FESTIVAL DE INTERPRETAÇÃO CURUMIM; 19:30h - Show GRAJAÚ CANTO E POESIA; 21:00 - Final do IMPERATRIZ FESTIVAL; 22:20 - Show com NILSON CHAVES.
Leve um quilo de alimento não perecível e troque por um disco do festival. (Domingos Cezar/ASCOM)