Novos investimentos e a busca por fornecedores foram os temas debatidos no Painel de Negócios do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores no segundo dia da 11ª Fecoimp. As empresas âncoras do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão apresentaram seus mais novos empreendimentos para os empresários de diversos segmentos.
O evento realizado no Palácio do Comércio e Indústria coincidiu com a nova fase econômica de Imperatriz e com os grandes investimentos da região, tais como as Termoelétricas do Porto do Itaqui e de Miranda Norte, a Refinaria Premium da Petrobras, as ampliações da Alumar, os novos projetos de expansão da Vale, entre outros.
“É uma satisfação participar da discussão de novas ideias desse programa estadual. Acredito que os nossos empresários podem contribuir plenamente com esses novos empreendimentos”, analisa o presidente da ACII, Gilson Kyt.
O Programa Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão foi implantado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sinc) e apresenta inovações para as empresas locais. Capacitação de gestores das empresas, divulgação em eventos, assessoria por meio de rodadas e painéis de negócios são os três vetores de trabalho realizado pelo PDF.
Representando o Estado, José Oscar, da Secretaria de Indústria e Comércio, afirmou que o PDF é uma grande ferramenta que impulsionará a economia dos municípios maranhenses. “Esse programa possibilita oportunidade de crescimento às empresas, bem como perspectivas de participação no processo de desenvolvimento econômico do estado. Cada município participará desse progresso em sua economia”, disse.
Durante o painel foram apresentadas três palestras para os empresários, tendo como temas a “Apresentação do PDF” pelo Sistema Fiema; “Como ser um potencial fornecedor”, pela Vale; e os “Novos investimentos para o Estado”, pela Cemar.
Parceiro do PDF, o Sistema Fiema, desmitificou a participação das empresas locais nos novos investimentos do Estado com a palestra ministrada por Denis Moraes Sodré, coordenador do programa.“Por meio de um cadastro simples no site do programa, empresários se tornarão as primeiras fontes de procura em seus determinados seguimentos”, afirma o coordenador.
O Painel de Negócios foi também uma ótima oportunidade para os empresários tirarem suas dúvidas do PDF e dos novos empreendimentos. Antonio Macedo, consultor de gestão de negócios da empresa GPP, questionou as necessidades imediatas das empresas âncoras no município.
Construção Civil e Engenharia foram as respostas da Cemar e da Vale. A Companhia Energética do Maranhão afirmou a necessidade destes segmentos para o desenvolvimento do projeto “Luz para todos”, que abrange os principais municípios do Estado. A Vale necessita destas empresas para as pequenos e médias obras.
Os resultados alcançados pelo PDF superam as expectativas e são reconhecidos pelos empresários nos painéis apresentados em todos os municípios. As empresas maranhenses participantes tornam-se cada vez mais competitivas e altamente preparadas para atender aos grandes investimentos, oferecendo excelência de seus produtos e serviços. Assessoria ACII
Publicado em Cidade na Edição Nº 14205
Comentários