Segue até o próximo dia 30 o pagamento da última parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (ITPU) de Imperatriz. A arrecadação teve início em abril, com o pagamento à vista, e em maio, para quem preferiu dividir em seis vezes. Em 2011 o número de contribuintes foi maior que nos anos anteriores.
Segundo o secretário municipal da Fazenda e Gestão Orçamentária, Liberato Rodrigues de Moraes, o número de contribuintes a quitar o tributo em 2011 aumentou, principalmente, porque as pessoas percebem o retorno dos recursos. “Esse crescimento é fruto da credibilidade que o prefeito tem conseguido manter com a população devido às obras que tem realizado em todas as partes da cidade. É o que o povo espera, que a Prefeitura aplique os recursos que têm sido arrecadados e o IPTU é o principal deles”, argumentou Moraes.
Segundo dados da Secretaria Municipal da Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), apenas 17% da população da cidade pagou integralmente o IPTU em 2008. Este índice vem crescendo anualmente e, em 2011, chegou a 33%. Na opinião do secretário, a ideia é melhorar este índice já no próximo ano. “Ainda está muito longe do ideal, mas tem melhorado ano a ano. Este ano, até em decorrência do que vem sendo feito nos anos anteriores, também houve uma melhora. O que nós pedimos é que o contribuinte procure pagar o seu IPTU, porque isso será, como já tem sido feito, revertido em benefícios para a cidade”, garante.
Moraes aproveitou para mencionar algumas das destinações dos recursos arrecadados com o IPTU. Ele afirma que, por serem trabalhos rotineiros, muitas vezes, as pessoas não percebem que estão sendo feitos, mas são mantidos graças a este e outros tributos. “O benefício sempre foi o de retorno deste dinheiro, através de obras da Prefeitura. São ruas recuperadas, lixo coletado, escolas melhoradas, os abrigos para os idosos e pessoas necessitadas estão funcionando a pleno vapor. Isto tudo nada mais é que o retorno destes impostos, e o IPTU é um deles”, finalizou o secretário.
Em 2012 a Sefazgo pretende mudar a data de início do pagamento da contribuição. Em 2009, o IPTU começou a ser cobrado somente no mês de setembro. Este ano, a parcela única já foi paga em abril, com o parcelamento iniciando no mês seguinte. No próximo ano, o início deve acontecer em março. Em outros municípios do país o IPTU começa a ser pago já em janeiro. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14236
Comentários