A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã dessa quarta-feira, 19, a decisão do papa Francisco em nomear o padre Francisco Lima Soares como bispo da vacante diocese de Carolina, no Estado do Maranhão. A notícia foi publicada no jornal L’Osservatore Romano, às 12 horas (de ontem) em Roma. Francisco Lima nasceu em 21 de novembro de 1964, em Araguatins, no vizinho estado do Tocantins.

Em Imperatriz, a notícia foi recebida como uma bênção por todos os paroquianos e a comunidade católica. Francisco é um padre querido, pessoa humilde e, naturalmente, com bom trânsito em toda a sociedade. Diretor da Ethos Editora, é coordenador da Fundação de Amparo à Pesquisa na Pré-Amazônia, da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), onde leciona as disciplinas Sociologia Geral e Sociologia Jurídica, e também edita a revista científica Transversalidades.

É membro da Academia Imperatrizense de Letras e intelectual reconhecido, ocupando a cadeira número 40, da qual é fundador e cujo patrono é Curt Nimuendajú (etnólogo de origem alemã que no Brasil afora, por mais de quarenta anos, se dedicou aos índios). Na casa de letras, a notícia da nomeação, como ressaltado pelo seu presidente Raimundo Trajano Neto, foi recebida com grande orgulho. “Temos a certeza de que Francisco será um grande pastor e haverá de conduzir sua comunidade a muitas conquistas com muita sabedoria e muitas alegrias”.

Durante entrevista, dom Vilson Basso, bispo diocesano de Imperatriz, ressaltou sua alegria que, na verdade, é de toda a cidade, não só de Imperatriz, mas também das cidades que compõem a Diocese de Carolina. Para Imperatriz, naturalmente, essa nomeação tem um significado maior, destacou, ressaltando que Imperatriz nasceu da Diocese de Carolina e agora devolve a ela um filho na condição de bispo. É um presente de Deus. (IllyaNathasje, com informações da CNBB)

Biografia

Natural de Araguatins (TO), onde nasceu aos 21 dias de novembro de 1964, Francisco cursou Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi ordenado presbítero em Imperatriz, em 15 de julho de 1990. Em 1998, fez especialização em Filosofia e Modernidade na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas). No ano de 1999, foi estudar na França, onde graduou-se em Ciências Sociais e Econômicas pela Universidade Católica de Paris.

Ainda pela França, nos anos de 2001 a 2003, fez mestrado em Sociologia, na mesma Universidade. Em 2004, padre Francisco fez especialização em Mídia e Opinião pela Faculdade de Jornalismo Casper Líbero, em São Paulo (SP). Já de 2011 a 2013 cursou doutorado em Ciências da Educação em Assunção, capital do Paraguai. De 2016 a 2018, fez mestrado em Desenvolvimento Regional, em Goiânia (GO).

Trajetória

Em seu ministério sacerdotal, padre Francisco desenvolveu atividades em diversas pastorais e movimentos da diocese de Imperatriz e no regional Nordeste V da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atuou como pároco, vigário paroquial da paróquia Menino Jesus de Praga; diretor da TV Anajás, afiliada da Rede Vida em Imperatriz; promotor vocacional da diocese; assessor diocesano da Pastoral da Juventude; vice-presidente da Comissão Regional do Clero e presidente da Associação dos Presbíteros do Maranhão.

Atualmente, padre Francisco exercia os postos de administrador da diocese de Imperatriz e pároco da Catedral Nossa Senhora de Fátima. Neste ano de 2018, tinha sido nomeado ainda como membro do Conselho Econômico e Vigário Geral da diocese de Imperatriz.

Saudação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado. O texto é assinado pelo presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, e pelo secretário-geral, dom Leonardo Steiner. Confira, abaixo, a íntegra do texto:

Saudação da CNBB ao P. Francisco Lima Soares

Brasília, 19 de setembro de 2018

Prezado Irmão, P. Francisco Lima Soares.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria com sua nomeação para a Diocese de Carolina (MA), publicada nesta quarta-feira, 19 de setembro. Ao acolher o senhor entre os membros da nossa Conferência, agradecemos ao Papa Francisco pelo contínuo cuidado com as Igrejas Particulares em nosso País.

Considerando o primeiro contato com seu itinerário de formação e de pastoral entendemos que em sua caminhada, particularmente a formação em Filosofia, Ciências Sociais e Econômicas e em Mídia e Opinião, de algum modo, coloca o senhor em linha de compreensão privilegiada a respeito da realidade de vida do nosso povo e o preparou para abraçar a missão que a Igreja lhe confia.

Saudamos a sua chegada com as palavras do Papa Francisco “temos necessidade de bispos querigmáticos. Homens que tornam acessível aquele ‘por vós’ de que fala são Paulo. Homens que guardam a doutrina não para medir como o mundo vive distante da verdade que ela contém, mas para fascinar o mundo, para o encantar com a beleza do amor, para o seduzir com a oferta da liberdade doada pelo Evangelho”.

Fazemos nossas orações por um ministério cheio de frutos, nos congratulamos com as comunidades da Diocese de Carolina e enviamos ao senhor o nosso abraço fraterno.

 

Cardeal Sergio da Rocha

Arcebispo de Brasília

Presidente da CNBB

 

Dom Leonardo Steiner

Bispo auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB

 

Aleluia, Francisco

“Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue”.

Santo Agostinho

 

IllyaNathasje                                                        

Nem aristotélico, nem estoico, nem epicurista, minha concepção de felicidade vai além de uma atividade da alma em consonância com a virtude, além do vigor da alma e da vontade do corpo. Nessa quarta-feira, ela chegou de Chico para Francisco como a ecoar dos sinos: “O Brasil terá um novo bispo...”; “O Maranhão terá um novo bispo...”; “Imperatriz terá um novo bispo... que vai servir em Carolina.” De pronto, assoma a mente o título de um artigo publicado pelo Papa Francisco, “Abrir caminhos de esperança no deserto dos corações áridos”.

Araguatins, Imperatriz e agora Carolina, aqui e ali. Longe é um lugar que não existe, das margens do Tocantins para uma travessia de oceano, França. Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Paraguai e Goiás completam os lugares onde Francisco nasceu e percorreu construindo sua trajetória: Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE); presbítero em Imperatriz; Especialização em Filosofia e Modernidade na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas); graduado em Ciências Sociais e Econômicas pela Faculte desSciencesSociales et Economiques na UniversitasCatholicas Parisiense e mestrado em Sociologia, na mesma Universidade; Especialização em Mídia e Opinião pela Faculdade de Jornalismo Casper Líbero em São Paulo (SP), Doutorado em Ciências da Educação em Assunção e mestrado em Desenvolvimento Regional, em Goiânia (GO).

Quem leu, sabe:tá em Gênesis, feito à imagem e semelhança d'Ele, não poderia ser diferente: o homem é realmente a mais especial das criaturas.

- Racional da alma.