A festa já é tradição e faz parte das atividades terapêuticas no tratamento dos pacientes da rede

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III Renascer realiza nesta quinta-feira, 07, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, o ‘Carnaval da Alegria’, um evento da rede de saúde mental de Imperatriz. A festa já é tradição e faz parte das atividades terapêuticas no tratamento dos pacientes da rede. “É uma atividade recreativa, que serve como terapia para os usuários”, informa Kássia Vilela, coordenadora do Núcleo de Terapia do CAPS III.
A programação conta com música, dança e oferta de lanches. Para Alberto Clézio S. Oliveira, coordenador do CAPS III, esse é um momento de envolvimento dos profissionais com os usuários da rede: “Além de estar comemorando uma data tradicional que faz parte da cultura, a gente aproveita para proporcionar um encontro com a família e com a sociedade, fazendo um resgate dos valores humanos e a integração social junto aos familiares e entidades civis”, afirma Alberto.
Alberto Clézio disse ainda que fazer essa integração faz parte do cronograma nacional e é também uma das exigências da secretária de Saúde, Conceição Madeira, no cumprimento e dever de cidadão. Atualmente, o CAPS III atende a uma média de 204 usuários, sendo que estes estão cadastrados e recebem tratamento de acordo com seu projeto terapêutico. Cerca de 35 pessoas são atendidas diariamente por uma equipe que faz acolhimento, medicação e avaliação, conforme determina portaria 3.088, de 23 de dezembro de 2011.