Durante todo o dia de ontem (09), a equipe do programa municipal de Órtese e Prótese realizou a entrega das peças confeccionadas para os pacientes que tiveram seus membros perdidos. A alegria das pessoas que tiveram a oportunidade de ter seus movimentos de volta por meio da tecnologia, proporcionada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), era visível.
Wiliam Lopes dos Santos, de 18 anos, que teve a perna esquerda amputada em decorrência de um acidente há dois anos, chegou acompanhado de sua mãe, e otimista, informou que vê neste trabalho da SEMUS a possibilidade de retomar a rotina que tinha antes de perder a perna. "O sentimento agora é de ter um convívio social melhor, ou como caracterizado pela maioria, normal", comemora o estudante, afirmando que a partir de agora suas limitações serão reduzidas.
Ao todo, foram entregues 15 próteses para membros inferiores, 03 para membros superiores, 02 para mão, 03 coletes torácicos para correção de escoliose e 02 órteses torácicas. Uma destas foi entregue ao senhor Antônio Gomes de Oliveira, aposentado, que perdeu parte da sua perna há 11 anos, quando também se envolveu em um acidente. "Eu estava esperando esta perna há muito tempo, pois desde quando perdi a minha que uso esta aqui, e ela já está toda quebrada", ressalta o aposentado, mostrando a sua que se encontra em estado precário.
Todo o processo para produção das próteses é gratuito e é disponibilizado aos pacientes que derem entrada na sede do programa localizado na Unidade de Saúde dos Três Poderes. Marlene Maranhão informa que o tempo da entrada até o recebimento das peças pode ser um pouco demorado em função das etapas (retirada das medidas, confecção e prova para acabamento final) que percorrem.
"É importante observar que mesmo todas sendo confeccionadas sob medida, existe a necessidade de provas para os reajustes finais, para que sejam adequados os melhores movimentos para sua locomoção", destaca Marlene.
Mais informações
A prova foi feita nos dias 17 e 18 de outubro do corrente ano, para que cada paciente verificasse nestes testes os movimentos mais adequados para sua locomoção. Logo após foram enviadas de volta à fábrica e ontem (09) foram entregues aos usuários. As pessoas que receberam suas próteses fizeram seus cadastros anteriormente há cerca de um ou dois anos. Para a aquisição das próteses, a Secretaria Municipal de Saúde investiu cerca de R$ 160,00 (cento e sessenta mil reais). (Maria Almeida - ASCOM)
Comentários