Hemerson Pinto
Presentear com ovos de chocolate é uma das tradições da Páscoa. Na antiguidade, ovos de galinha, ocos e pintados em cores diferentes, eram ofertados no período pascal, simbolizando o nascimento. Na atualidade, supermercados, mini boxes, mercearias, costumam lotar prateleiras ou montar setores inteiros com ovos de chocolate. E os ovos de Páscoa feitos em casa também são opções para presentes?
Segundo a autônoma Maria Eunice, que em cada um dos períodos festivos do ano inventa algo para melhorar a renda, sim. Com três fôrmas em tamanhos pequeno (250g), médio (500g) e grande (1kg), embalagens coloridas, bombons, barras e mais barras de chocolate, a moradora do bairro Nova Imperatriz fabrica na cozinha de casa centenas de ovos da Páscoa neste período. “E ainda tem um ingrediente secreto. Não tem como revelar mesmo”.
As encomendas são recebidas de escolas, igrejas, festinhas de aniversários e até mesmo de pessoas que precisam comprar ovos de Páscoa para os filhos, sobrinhos, netos e afilhados. “Sai mais em conta procurar ovos caseiros. Os tamanhos são bons, o preço é menor e são deliciosos, garante. Se você precisa comprar muitos, às vezes saem bem mais caros os ovos de chocolate vendidos nos supermercados, de marcas caras”, alerta.
Porém, para dar conta das encomendas, Maria Eunice precisa se dedicar praticamente o dia inteiro, entre a compra do material e a fabricação dos ovos, sem falar da disponibilidade de receber mais pedidos. “Quando aperta mesmo, chego a contratar uma ajudante”.
A média de ovos fabricados para cada encomenda atendida chega a passar de 50 unidades, em tamanhos variados. Os pedidos começam a chegar faltando aproximadamente 20 dias para a Páscoa. “Principalmente os das escolas, pois na quarta-feira, no máximo quinta, eles estão fazendo as festinhas e os ovos são as lembranças”, explica. O valor varia entre R$ 3 (três reais) e R$ 25 (vinte e cinco reais).
Maria Eunice aprendeu com uma amiga o básico para iniciar a atividade. Mais tarde, passou a fazer cursos, onde aprendeu técnicas que garantem melhor qualidade aos produtos. “Se quiser recheado, é recheado, fazemos os mais simples também. É uma renda boa para este período, é bom para quem vai comprar, porque economiza”.
Comentários