Joel Gomes Costa, ouvidor-geral do Município, diz que órgão será ampliado

Estabelecer um canal de comunicação direta entre os cidadãos e o poder público municipal para receber e processar denúncias e reclamações; promover a observação das atividades, em todo e qualquer órgão da administração municipal, visando à melhoria da qualidade e produtividade, que contribuam para modernização da gestão administrativa e propor a solução dos problemas. Essas são algumas funções da Ouvidoria-Geral, órgão da Prefeitura de Imperatriz.
De acordo com o novo ouvidor-geral, Joel Gomes Costa, o órgão tem a liberdade de “transitar” em todas as secretarias municipais para ouvir reclamações do povo e transformar em informação para que haja mudanças nas atitudes dos servidores e da gestão municipal. “Às vezes um funcionário trata mal um cidadão; o médico que é para chegar 8h chega apenas às 10h, fato que poderá ensejar em reclamações na Ouvidoria”, disse.
Ele descreveu um episódio dando conta que recebeu uma reclamação anônima de um cidadão que ao lado da sua residência tinha uma “boca de fumo” que estava se proliferando no bairro, fato que o deixava impotente, mas que necessitava da ajuda da Ouvidoria-Geral do Município. “Nós buscamos a autoridade competente, formulamos a denúncia para que providências fossem adotadas pela autoridade policial”, contou.
Joel Costa argumentou que o órgão, em processo de implantação, busca a contratação de um local para funcionamento de todos os setores da Ouvidoria-Geral do Município, bem como pretende fazer uma ampla divulgação junto aos meios de comunicação social dos telefones, endereços eletrônicos e do órgão para que o cidadão possa utilizar esse instrumento para viabilizar a solução dos problemas comunitários.
“Posso autorizar abrir processo administrativo contra gestores e funcionários, desde que não estejam cumprindo com sua obrigação, para que a prestação de serviço do governo seja mais próxima do ideal para atender à necessidade do povo de Imperatriz”, disse ele, que lutará pela eficiência da gestão pública no governo Madeira. (Da Comunicação)