Encerrado ontem (15) o treinamento para capacitação e operação do sistema ouvidor do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento é oferecido pela Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (Ses) e acontece na sede deste órgão. O objetivo é preparar colaboradores para atuarem nas ouvidorias municipais.
O treinamento destina-se a técnicos de cinco municípios maranhenses (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Caxias e Imperatriz), que atuam ou irão atuar em bases de ouvidorias municipais já em funcionamento ou em fase de implantação. A capacitação está focada no módulo inicial de atuação dos colaboradores, que diz respeito ao aprendizado para operação do sistema ouvidor SUS em “nível I”, que consiste no treinamento para cadastro, envio e recebimento de demandas.
De acordo com a ouvidora geral Neusa Lima, o treinamento é uma das fases do projeto “Apoiador”, desenvolvido pela Ouvidoria estadual para sensibilizar e incentivar os municípios a instalar suas ouvidorias. “Estamos trabalhando para que seja constituída uma rede de serviços da Ouvidoria no estado. “Fazemos visitas para divulgação da Ouvidoria e da importância da implantação de uma base dentro das estruturas municipais, para que o próprio gestor possa dar respostas rápidas e eficazes à população”, explica ela, ressaltando ainda que já foram realizadas 60 visitas em diversos municípios com população superior a 100 mil habitantes.
Atuação - A Ouvidoria Geral é um canal de comunicação que possibilita a mediação e a busca do equilíbrio entre os cidadãos e os serviços do SUS. Atua há cerca de um ano, com ouvidorias itinerantes e, principalmente, com o serviço de “Disque Ouvidoria”, acionado pelo número 160 em setor específico, equipado com computadores, impressoras e internet, o órgão trabalha para ser referência entre as ouvidorias do Norte e Nordeste, atingindo uma marca de 600 registros ao ano, uma média de 50 demandas ao mês.
Segundo Tânia Lustosa, facilitadora do treinamento e referência técnica do estado junto à coordenação nacional das ouvidorias do SUS, a Ouvidoria já realiza um trabalho forte na sensibilização e descentralização do atendimento, e com bons resultados quanto ao acolhimento e cadastro das demandas, atingindo sucesso na resolução de 70% dos casos.
“A ouvidoria tem desenvolvido seu papel com afinco e tem sido um artifício importante para que se possa contribuir com um SUS cada vez mais pautado na sua essência, de ser um sistema que atenda a todo e qualquer cidadão independente da condição ou classe social”, disse Tânia Lustosa. “Estamos aprendendo muito, é um esforço conjunto da Prefeitura de Imperatriz e da Secretaria de Saúde, a determinação da secretária Conceição Madeira é que possamos dar uma agilidade maior nas reclamações dos usuários do SUS”, disse o Ouvidor SUS Francisco Duvalle. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14429
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