Maria Eduarda será uma das doadoras de cabelo para o Banco de Perucas
Profesora Érika Tourinho mostra as doações recebidas até o momento

O Outubro Rosa da Unisulma está com uma programação variada graças à adesão contínua de vários colaboradores. Ampare, Oncoradium, Bio Extratus, Fusca Clube & Antigos, fotógrafos, maquiadoras, cabeleireiros e professores e acadêmicos dos cursos da Unisulma estão de mãos dadas promovendo o evento. Os objetivos são reforçar a importância da realização do autoexame e da mamografia e promover o bem-estar das pessoas em tratamento oncológico.
Para efetuar a inscrição no Outubro Rosa Unisulma, que acontece nos dias 23 e 24, é necessário doar um quite alimentar composto por uma lata de leite em pó e uma caixa de aveia ou lata de Mucilon (cereal infantil). A Ampare receberá os alimentos que serão repassados aos pacientes que estão fazendo tratamento oncológico. Os interessados devem fazer a inscrição no hall da faculdade. O evento terá certificado de 16 horas.

Doações
Até o momento já foram arrecadados mais de 500 quites. De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Érika Tourinho, a meta é chegar a mil quites. “Resolvemos angariar leite desnatado e aveia ou Mucilon de cereais para distribuir para os pacientes carentes com câncer. E como quem faz ‘quimio’ e ‘rádio’ não pode ingerir gordura, escolhemos especialmente esses ingredientes”, explicou.

Banco de perucas
A partir das 17h do dia 23, homens e mulheres poderão doar os cabelos para o Banco de Perucas. Serão confeccionadas perucas para as mulheres que perdem os cabelos durante o tratamento do câncer. Para fazer o corte dos cabelos e receber as doações, no estacionamento da Unisulma ficará disponível um caminhão da Bio Extratus com salão de beleza e cabeleireiros profissionais voluntários. Quem doar terá direito a maquiagem, fotos e análise especializada dos fios.
Maria Eduarda Campos Vieira, de 11 anos, será uma das doadoras. A estudante revela um forte motivo para doar. “Eu já tive câncer um dia e já fiquei careca seis vezes, precisei de peruca. Como eu já precisei, eu me ponho no lugar delas, é uma forma de elas se sentirem melhor, mais bonitas”.

Exposição de carros antigos
Durante a noite de quinta-feira (23), o evento também contou com exposição de carros antigos no estacionamento interno da Unisulma. A iniciativa é do Fusca Clube & Antigos. Os expositores se mobilizaram e garantiram 100 quites de alimentos.

Mesa redonda multiprofissional sobre câncer
Na noite de quinta-feira (23), profissionais de várias áreas fizeram uma mesa redonda na quadra de esportes da Unisulma. De acordo com a docente Érika Tourinho, “esses profissionais palestraram e responderam aos questionamentos dos alunos. O médico falou do diagnóstico, a enfermeira dos cuidados com o paciente, a nutricionista dos aspectos nutricionais, o advogado dos direitos do paciente com câncer, o assistente social sobre o tratamento fora de domicílio e o professor de Educação Física sobre as atividades que podem ser trabalhadas com o paciente com câncer”, detalhou.

Manhã da saúde e beleza
Na manhã do dia 24, para as mulheres em tratamento oncológico, haverá atendimento de salão de beleza (sobrancelha definitiva, manicure e maquiagem), dança do ventre, atividades físicas na piscina e consultas com os profissionais da instituição. Os acadêmicos do 7º período de Enfermagem vão oferecer Risoterapia, Fototerapia e Massoterapia. No final do evento, ao meio dia, os alimentos doados serão entregues para a Ampare. (Assessoria)