A Imperatriz de antigamente ainda deixa saudades

Hemerson Pinto

O povo simples de nossa terra, que necessita acordar bem cedo, antes mesmo de o galo cantar. São deles alguns dos depoimentos colhidos por nossa reportagem, ali mesmo, no meio da rua, sem precisar marcar antes a entrevista, sem precisar agendar a pauta. Na visão dessas pessoas, o que é Imperatriz hoje?
“Um lugar bom pra se viver, pra criar a família como eu criei a minha. Hoje vejo que aqui está bem mais fácil do que quando cheguei. Já tem quase 50 anos. Mudou muito, cresceu e tem pouca coisa que lembra a cidade daquele tempo. O povo também parece mais corrido, mais apressado”, disse o mecânico de bicicletas José Carneiro.
“Imperatriz hoje é um grande polo comercial e imobiliário. Imperatriz é um lugar de pessoas hospitaleiras e trabalhadoras que clamam por melhorias em infraestrutura e saúde”, é a opinião do servidor público estadual Diego Garcia, que complementa: “Quem bebe dessa água, fica”.
Para o analista de sistemas Jorge Fernando, Imperatriz “está se tornando um polo de indústria e fonte de emprego direto e indireto. Sinto-me orgulhoso por morar numa cidade que vem crescendo a cada dia. Parabéns, Imperatriz”, é a homenagem.
O autônomo José Sousa, que trabalha no ramo de carros de som, resume o sentimento que tem pela cidade que escolheu para trabalhar e constituir família: “É minha cidade maravilhosa, meu aconchego. Eu amo Imperatriz”.
Sem atribuir o crescimento da cidade, em vários aspectos, a nenhum grupo ou nome da política, o servidor público Francisco Lima de Almeida declara: “Desenvolvimento econômico não estrutural. A vinda de novas empresas, a expansão do polo universitário para os estudantes da região e vizinhança, a implantação de novos grupos financeiros, o que de certa forma gerou e criou oportunidades de empregos ao cidadão imperatrizense, entre outros. Acho que é isso, nada que possa favorecer ninguém politicamente. Apenas circunstâncias de uma cidade em desenvolvimento econômico, gerada por outros fatores”.
Adolescente, o estudante Tayron da Silva Chagas diz: “Uma ótima cidade que vem crescendo muito ao longo dos anos, mas que ainda não tem tudo o que os jovens daqui precisam para crescer e ter uma boa carreira trabalhista. A cidade de Imperatriz precisa melhorar muito em todos os aspectos”.
Finalizando esta pequena homenagem, a cantora Zélia Grajaú afirma: “Sou de Grajaú. Imperatriz, pra mim, significa uma cidade de oportunidades para quem quer trabalhar e estudar. Está progredindo aos poucos e precisa que todos os moradores façam sua parte e cuidem melhor da cidade, além de incentivar o gosto pela leitura”.