Que o cachorro é considerado o melhor amigo do homem todos já sabem. Com o adestramento desses animais, ele tem sido muito mais que isso, tem se tornado o melhor companheiro da família e pode exercer funções de cães policiais, guias de cegos, cães pastores, entre outros. Na Expoimp, o público pode conversar com o adestrador profissional Jonas Rodrigues no estande da Matsuda e Café Viana.
Ele está presente todas as noites fornecendo dicas, orientações, esclarecendo dúvidas sobre as formas corretas de adestramento dos cachorros. “Qualquer cão pode ser adestrado. Quem tiver interesse é só comparecer aqui na feira que vou mostrar como educar os animais em casa, principalmente aqueles que não obedecem aos donos, gostam de rasgar e quebrar tudo”, ressalta.
Jonas explica que o cão, sabendo de suas restrições, saberá se comportar e ter uma melhor convivência com pessoas e os outros animais. Adestrar não é usar força física para educá-los e sim reduzir sua agressividade, além de desenvolver melhor suas capacidades físicas e mentais. O adestramento envolve ensinar os cães a não pular nas pessoas, não latir ou chorar para chamar atenção, não pegar comida do chão, deixar ser examinado, deixar colocar a coleira e comandos como sentar, deitar, dar a pata, atender quando chamado, fingir de morto, rolar, buscar objetos e muitos outros.
O profissional, que já atua com adestramento há 16 anos, enfatiza que no estande cães estão disponíveis para mostra e venda, que varia entre R$ 300 e R$ 1.100, dependendo da raça exposta. (Assessoria Sinrural)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14450
Comentários