Para reforçar a fiscalização dos órgãos municipais e da Polícia Militar no cumprimento das normas ambientais, a Promotoria do Meio Ambiente de Imperatriz, por intermédio de seu titular, o promotor de Justiça Jadilson Cerqueira, fez a doação ontem pela manhã de 12 decibelímetros (medidor de nível de pressão sonora), de um Fiat Strada 0 km e ainda de algumas máquinas de xerox, respectivamente para a Prefeitura de Imperatriz e o Terceiro BPM.
O titular da Promotoria do Meio Ambiente explicou que os equipamentos doados são resultado de procedimentos administrativos e judiciais abertos contra algumas empresas da cidade que de alguma forma intervieram no meio ambiente. Seria, conforme o representante do Ministério Público, uma espécie de "compensação ambiental" pela ocorrência de danos ambientais coletivos.
O ato da entrega dos equipamentos, avaliados em R$ 80 mil, foi realizado ontem pela manha na sede das promotorias e contou, da parte do município, com a presença do prefeito Madeira e dos secretários Richard Sebba, Meio Ambiente; Ribamar Soares, Trânsito; Iramar Cândido, Administração; Chico do Planalto, Defesa Civil; Daniel Souza, Regularização Fundiária; e Gilson Ramalho, procurador geral do município, e dos vereadores Hamilton Miranda e João Silva.
Anotadas ainda as presenças da presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Ivanice Cândido; do comandante do Terceiro BPM, tenente-coronel Markus; e dos promotores de Justiça Sandro Bíscaro, Alessandro Brandão, Alberto Lajes, Nahyma Abbas e Joaquim Júnior, este último atual diretor das promotorias públicas de Imperatriz.
Na divisão dos equipamentos, o utilitário entregue ao prefeito Madeira foi direcionado ao Departamento de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, a quem também foram entregues quatro decibelímetros e as máquinas de xerox. Os decibelímetros restantes foram entregues para a Secretaria Municipal de Trânsito (três), Polícia Militar (quatro) e ao próprio Ministério Público (um).
"Esses equipamentos vão fortalecer a fiscalização ambiental realizada pelo município. Com isso, vamos poder cobrar ainda mais dos órgãos de fiscalização e defesa do meio ambiente", comentou o promotor Jadilson numa rápida entrevista à imprensa.
Num breve pronunciamento, o prefeito Madeira agradeceu a parceria e a disposição do Ministério Público de reforçar o trabalho de fiscalização ambiental do município. Destacou ainda a iniciativa do promotor de Justiça Jadilson Cerqueira como um exemplo a ser seguido, não só pela doação dos equipamentos, mas também na forma como este tem se conduzido no trato de questões legais envolvendo o município. Para o prefeito, às vezes uma boa conversa para a correção de rumos torna-se muito melhor do que, como muitos preferem, a abertura de procedimentos.
Madeira concluiu dizendo que o gesto do Ministério Público no sentido de fortalecer o trabalho de fiscalização da Setran, Sepluma e PM era um gesto "carregado de forte valor".
O diretor das Promotorias Públicas de Imperatriz, Joaquim Jr, também destacou a iniciativa da Promotoria do Meio Ambiente e de seu titular, bem como a parceria com a Prefeitura ali naquele ato. Para ele, o promotor Jadilson Cerqueira tem sido uma espécie de professor para todos os representantes do Ministério Público de Imperatriz, justamente por iniciativas como a que ali estava ocorrendo. (Kayla Pacheco - Ascom)
Comentários