Cida Marconcine
As eleições para Gestores Escolares dos nos centros de ensino da rede pública estadual aconteceram nessa quinta (10) e envolvendo cerca de 400 mil pessoas, entre pais, profissionais da escola e estudantes, em todo o Maranhão.
A gestora regional de Educação, professora Rosyjane Paula, a diretora regional de Educação, professora Orleane Santana, assim como toda a equipe de técnicos da URE de Imperatriz, estiveram acompanhando de perto a organização eleitoral nas escolas, com todo suporte jurídico necessário para a lisura e transparência do processo, assegurando a obediência ao edital que rege essas eleições.
"Nossas expectativas são as melhores possíveis, pois acreditamos ser esse o desejo da comunidade escolar, em fazer parte da escolha de gestores, através de um processo literalmente democrático", disse a gestora regional Rosyjane Paula, que lembra ainda que foram realizados "vários trabalhos de sensibilização nas escolas sobre Gestão Democrática, a fim de que houvesse uma consciência política para o processo eleitoral escolar".
"É muito gratificante participar desse momento tão esperado em nossos centros de ensino, onde a comunidade se faz presente para escolher seu gestor. Posso ver no semblante dos alunos a satisfação e o entusiasmo por estarem participando de importante decisão", conta a supervisora pedagógica, Leila Lopes Pereira, que acompanhou o processo eleitoral em João Lisboa, no CE Rio Amazonas.
"Hoje pela manhã, às oito horas, em ponto, abrimos os trabalhos de votação para escolha do gestor escolar no Centro de Ensino União e já tinha pais de alunos na fila pra votar. O processo acontece durante todo o dia na esmagadora maioria das escolas do Estado. Viva a democracia! Avante!", declara emocionado o professor Carlos Leen Santiago.
O aluno Luiz Felipe (2ª série do Ensino Médio), do CE Graça Aranha, após votar, contou como foi esse momento para ele: "Isso é uma grande democracia, pois escolhemos quem a gente quer para diretor de nossa escola. A aluna Alanne Cristina (2ª série - Ensino Médio), também do CE Graça Aranha, completa afirmando que "as eleições escolares têm uma grande importância, pois mostra que a gente realmente vive numa democracia, pois agora podemos também votar na escola, junto aos nossos pais e professores, para escolhermos quem queremos para nos representar".
As eleições para Gestores Escolares são inéditas no Maranhão e, conforme dados da Secretaria de Educação do Maranhão, ocorrem em 455 escolas da rede pública estadual, de forma democrática e transparente, com participação de 250 mil estudantes, 17 mil profissionais da escola e 180 mil pais, escolhendo em eleição direta seus gestores escolares.
Em Porto Franco, no CE Fortunato Moreira Neto, o clima foi de festa cidadã, e a supervisora pedagógica, professora Raimunda Sá, acompanhou tudo de perto. "O processo eleitoral aqui foi bem participativo, com presença marcante de alunos, pais e servidores. Esta foi uma experiência única, pois percebo a satisfação dos eleitores em todos os segmentos. Uma conquista das escolas no Estado do Maranhão", relata a supervisora.
Já em Senador La Rocque, não foi diferente, no CE Salomão Cury Rad, a eleição para Gestor Escolar aconteceu dentro da normalidade, com envolvimento de todos e acompanhamento da coordenadora pedagógica da UREI, professora Ivetilde Nascimento Delgado Mota.
Encerrado o horário de votação, os votos foram conferidos ainda na escola. Após a apuração, as Atas da Eleição e as respectivas urnas com os votos já contatos, devidamente lacradas, foram entregues para a Comissão Eleitoral Regional, na UREI.
"A organização, a cidadania e a democracia foram as marcas visíveis durante todo o processo eleitoral para a escolha dos Gestores Escolares nesta Unidade Regional de Educação de Imperatriz. Este foi um exercício pleno e um momento histórico para todos nós, que fazemos educação. A vitória é de todos nós. Parabéns às comissões eleitorais escolares, aos mesários, aos pais que compareceram, aos alunos, aos funcionários e professores, aos técnicos da UREI e a todos que acompanharam, colaboraram e que tiveram compromisso com o processo democrático. E, acima de tudo, agradecemos ao governador do Estado, Flávio Dino, por nos permitir esta conquista: a escolha democrática de nossos gestores escolares", são as palavras de agradecimento da gestora Rosyjane Paula, ao final deste processo seletivo da Gestão Democrática na URE de Imperatriz.
Comentários