Reunião para definir últimos detalhes entre representantes da FCI e Eletrobras Eletronorte

Depois de quase dois anos de espera, articulação, mobilização e trabalho, o sonho do Conservatório de Música de Imperatriz fica cada dia mais real. Será assinada nesta terça-feira (06) a ordem de serviço que dá início à obra, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Imperatriz, através da Fundação Cultural, da empresa Eletrobras Eletronorte, do Ministério Público do Trabalho e da Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz.
O projeto consiste em um centro de formação musical com capacidade para atender 150 alunos, garantindo acesso gratuito de crianças e adolescentes a atividades educativas e culturais. Além de 5 salas de aula, o Conservatório de Música de Imperatriz contará também com um auditório, salas administrativas, banheiros e cozinha, tendo toda sua arquitetura adequada aos princípios da acessibilidade.
O recurso para a construção do Conservatório foi garantido depois de um acordo envolvendo Ministério Público do Trabalho e a Eletrobras Eletronorte, que foi mediado pelo juiz da Vara da Infância de Imperatriz, Dr. Delvan Tavares. “Para que essa ideia se tornasse viável, contamos com o apoio decisivo do Procurador do Trabalho, Dr. Ítalo Rodrigues, e do entendimento do departamento de responsabilidade social da empresa”, afirmou Delvan Tavares, que também mobilizou e envolveu o poder público municipal, através da Fundação Cultural.
Coube ao presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Lucena Filho, a missão de liderar uma ação de governo, mobilizando outras secretarias para garantir, inicialmente, o terreno e o projeto arquitetônico para o conservatório. “Com a determinação do prefeito Sebastião Madeira, envolvemos as pastas de Infraestrutura, Regularização Fundiária e Meio Ambiente e garantimos todas as condições para esse primeiro passo, nos comprometendo também com a gestão e manutenção do conservatório”, declarou Lucena Filho.
Para garantir a manutenção e viabilizar o pleno funcionamento, a coordenação de Responsabilidade Social da Eletrobras Eletronorte já está elaborando um projeto que firma convênio com a prefeitura. “A Eletronorte já deixou claro que quer ir além de sua obrigação, tornando-se uma parceira permanente da cultura de Imperatriz”, disse Lucena Filho, que finalizou: “Se hoje esse sonho se torna cada vez mais real, é graças à determinação e ao trabalho dessa equipe de parceiros e, principalmente, Dr. Delvan Tavares e o Dr. Ítalo Rodrigues”.
O Conservatório será construído no bairro Santa Rita, ao lado da escola municipal Eliza Nunes, e a expectativa é que atenda a alunos não só de Imperatriz, mas também de toda a região. A solenidade de assinatura da ordem de serviço acontecerá no próprio terreno, as 9h desta terça-feira (06), e contará com a presença do prefeito Sebastião Madeira, de representantes da empresa Eletrobras Eletronorte e da Vara da Infância de Imperatriz, além de representantes da Associação dos Moradores do Santa Rita e da banda musical da escola Eliza Nunes, entre outras autoridades. (Antonio Fabrício - ASCOM)