Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e militares do Corpo de Bombeiros, deflagraram uma operação de combate à exploração ilegal de garimpo no Maranhão. Na ação, que recebeu o nome de Operação Pântano, nove pessoas foram presas. Os detidos foram encontrados no Garimpo do Ratinho, no povoado Santa Rita, em Turiaçu.
Foram conduzidos José Raimundo Marques, Manoel Jesus Ferreira, José Edimilson Almeida, Wilson da Silva Brito, Antônio Melo Azevedo Pinheiro, Joseilson Costa, Raimundo Nonato Paiva, José Domingos Ribeiro Melo e Antônio Ferreira. O comandante do BPA, tenente-coronel Adenilson Santana, informou que o grupo foi conduzido ao distrito policial de Turiaçu, onde todos foram autuados e multados.
No local foram encontrados facões, pás, marreta, televisão, aparelhos de DVD, um receptor de antena parabólica, e ainda uma draga, que era usada para fazer escavações e abrir crateras no meio da mata. Além da degradação ambiental, o garimpo funcionava sem autorização, permissão ou licença de órgão competente.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15467
Comentários