Nesta semana, a Organização Não Governamental (ONG) Patrícia Fios de Esperança realizou uma ação na Oncoradium a fim de levantar a autoestima das mulheres que passam por tratamento contra o câncer. A ação envolveu voluntárias que trabalham com maquiagem e estética, profissionais da Oncoradium e integrantes das ONGs Patrícia Fios de Esperança e Instituto Amar Mais.
As pacientes foram recepcionadas com um café da manhã saudável oferecido pela clínica, perucas confeccionadas com cabelo humano e maquiagem feita por profissionais. Cleide Pereira, que está na fase final do tratamento contra o câncer, afirma que há muito tempo não cuidava da beleza. “Eu tinha esquecido de mim, não passava nem um batom. Agora estou me sentindo maravilhosa, sou outra Cleide”, comemora.
Todas as perucas distribuídas pela ONG foram feitas com cabelos doados na campanha Outubro Rosa de 2014. A coordenadora, Erika Tourinho, conta que atualmente recebe cabelos de todo o Brasil e que esse acessório pode melhorar muito a autoestima da mulher com câncer. “As perucas deixam as mulheres cada vez mais para cima, com mais vontade de viver e de vencer o câncer”, conta.
O médico oncologista Dr. Gumercindo Leandro destaca a importância de devolver a paciente à sociedade após o tratamento. “Quando a mulher é diagnosticada com câncer de mama, por exemplo, temos que entender que não é só uma mama, é um todo, é o corpo da mulher. Por isso devemos saber que isso não é fácil e oferecer opções para que ela volte para a sociedade se sentindo bem”, explica. (Letícia Sekitani – Assessoria de Comunicação)