Pollyana Galvão
A Organização Não Governamental (ONG) do estado de São Paulo, Turma do Bem, por meio do projeto “Dentista do Bem”, realizou, na última segunda-feira (2), uma triagem em Imperatriz para selecionar crianças e adolescentes que receberão tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos de idade. Ao todo, 200 crianças e adolescentes participaram da seleção.
As dentistas voluntárias Samanta Martínez e Marina Eid utilizaram os critérios de situação econômica e problemas odontológicos, que as crianças e adolescentes apresentavam, para realizar a triagem. Os selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários em Imperatriz e serão atendidos nos próprios consultórios desses profissionais, como pacientes particulares.
Nos consultórios, o atendimento para as crianças e adolescentes será de caráter curativo, preventivo e educativo. Participaram da triagem na Casa Brasil as crianças e os jovens dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), além de outras famílias que não participam dos programas sociais do município.
A dentista de São Paulo, Samanta Martínez, destacou a importância do projeto para a autoestima das crianças. “Mais que devolver a saúde bucal, a gente também devolve a autoestima delas, pois muitas crianças que nós atendemos estão com uma enorme vergonha de sorrir. O que queremos não é apenas deixar uma boca bonita, mas ir além de tudo isso”, explicou.
De acordo com Samanta Martínez, Imperatriz já possui dentistas voluntários que participam da Turma do Bem, mas, nessa visita, a ONG também tem como objetivo ampliar o número de dentistas, para atender mais crianças na cidade. Os “Dentistas do Bem” também realizarão, nesta semana, uma triagem com as crianças do município de Açailândia.
Para a dona de casa Iolanda Machado, essa oportunidade de tratamento odontológico gratuito seria um grande benefício para suas filhas. “Para mim, esse projeto é uma ótima oportunidade, pois, como estou desempregada, não posso pagar um dentista para as minhas duas filhas, que estão precisando bastante. Em casa, eu já faço os cuidados básicos, após as refeições eu peço para elas escovarem e usarem fio dental, mas um dentista é de fundamental importância”, afirmou.
Turma do Bem
O “Dentista do Bem” é o principal projeto da Turma do Bem, onde dentistas voluntários prestam atendimento odontológico gratuitamente para as crianças de baixa renda em todo o país. Atualmente, é a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Para conhecer mais sobre o projeto, basta acessar o site www.turmadobem.org.br, ou enviar e-mail para dentistadobem@turmadobem.org.br.
Comentários