Alongamento, atividade física, aula teórica e parte prática. Assim foi o curso contra incêndios e primeiros socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros para funcionários da Oncoradium. As atividades aconteceram nas dependências do Centro, no último sábado, e teve carga horária de 8 horas com direito a certificado.
Tudo começou em 1997, quando um decreto instituiu a necessidade de adequação das construções ao Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI). A partir daí, o Corpo de Bombeiros - órgão regulador da normativa - passou a exigir, com fundamento legal, que além de ter os equipamentos de segurança à disposição em caso de um incêndio, exista um número de pessoas com capacitação para manusear dispositivos como extintores, hidrantes e alarme de incêndio - geralmente os funcionários das empresas.
A bombeira civil Cristaine Silva Chaves comenta que o curso visa proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências iniciais de um possível incêndio e de danos ao meio ambiente. "Nossa função é de esclarecer desde os princípios básicos até a realização da parte prática".
Treinamento - Os novos brigadistas aprenderam sobre a teoria do fogo, calor e propagação, pontos de combustão, oxigênio ou comburente, classes de incêndio, métodos de extinção, agentes extintores, tipos de equipamento de proteção respiratória, EPI, equipamentos de alarme, comunicação operacional e abandono de área.
Na sequência, os monitores ensinaram o conceito, atribuições e atributos do socorrista, como avaliação da cena, vítimas, procedimentos, avaliação primária e secundária, vias aéreas (obstrução e desobstrução), epilepsia (sinais, hemorragias, conceito, tipos), hemorragias (conceito, classificação, tratamento), fraturas e queimaduras (classificação e tratamento) e transporte de vítimas (trauma e casos clínicos / técnica e manipulação).
Para a assistente social da Oncoradium, Wânia Soares, ações coletivas são fundamentais para este tipo de ação. "Vi junto com meus colegas que a nossa participação é fundamental para salvar vidas caso o pior aconteça. Seja atuando como uma socorrista ou mesmo como uma padioleira. A ajuda de todos é de grande importância", finaliza. (Assessoria Oncoradium)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14662
Oncoradium participa de treinamento com Corpo de Bombeiros
O curso de combate a incêndios e primeiros socorros propôs ações em casos de emergência
Comentários