Não dominar certos conceitos, como faturamento, lucro, capital de giro e ponto de equilíbrio, é um grande risco para quem deseja se manter no mercado. Segundo especialistas, é essencial que o empreendedor esteja atento não só para a qualidade e técnica na execução do trabalho, mas também para as rotinas administrativas da empresa. Com este objetivo, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (SINDIREPA) realiza nesta terça-feira (06), às 19h, a palestra "Oficina dá dinheiro, mas tem que administrar". A ação, que será realizada no auditório do Palácio do Comércio, pretende reunir empresários ligados ao setor e administradores.
Durante o encontro serão abordadas as principais falhas no processo produtivo e administrativo das oficinas, entre eles controle de caixas, a não definição do trabalho, e dos processos nas atividades desenvolvidas, além da falta de parâmetro para avaliar e identificar os pontos fortes e fracos da empresa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local da palestra.
Para o presidente do Sindirepa, Antônio Rosa Cruz, a ação contribui para o fortalecimento do sindicato e do setor. "Imperatriz concentra um grande número de oficinas, portanto essa é uma ação importante para trazer a esse público esclarecimento sobre o cenário da indústria de reparação e tornar o setor mais competitivo. O empresário precisa se conscientizar que, além do atendimento eficaz aos clientes, ele precisa trabalhar a melhoria de processos, redução de desperdício, organização de indicadores, entre outros", garante.
A palestra será ministrada pelo diretor executivo da empresa Ultracar, Fábio Moraes, que possui 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Fábio é graduado na área de Administração de Empresas, analista de sistema e matemática, além de ser auditor do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do Instituto da Administração Automotiva (IAA) e de várias oficinas do Brasil.