Culturalmente, a mulher tem mais cuidados com a própria saúde. A campanha Novembro Azul busca conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para desmistificar a doença, a Oncoradium realizou, na tarde dessa quarta-feira (12), uma palestra no auditório do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS).
Cerca de 70 pessoas - entre oficiais, subtenentes e sargentos - ouviam atentamente a exposição do especialista. “Este é um tema sensível, mas que precisa ser discutido”, afirma o coronel Nelmo Henrique Giarola. Para ele, a ação oportuniza a diminuição de alguns tabus. “Nosso objetivo é zerar todo preconceito em busca de uma melhor qualidade de vida”, pontua.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). De acordo com o urologista Emanuel Santos Costa, o movimento Novembro Azul ajuda a disseminar informações sobre a doença. “Muitas pessoas desconhecem esse tipo de câncer. Outras não sabem nem o que é próstata”, afirma.
Recomendação – A escolha deste mês é justificada pelo fato de em 17 de novembro se comemorar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Emanuel Costa afirma que é fundamental para o homem fazer um acompanhamento da próstata a partir dos 45 anos. “Caso ele faça parte do grupo com maior risco da doença (história familiar, raça negra), deve procurar o especialista a partir dos 40 anos”, completa.
Por fim, o coronel Giarola fez um convite para que todos se tornem multiplicadores da informação. “O conhecimento deve ser repassado para os outros. Vamos falar sobre isso com nossos pais, filhos, amigos”, reforça.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15158
Oficiais do 50º BIS participam de palestra de conscientização
Especialista alerta para o diagnóstico precoce do câncer de próstata
Comentários