Ruas Sousa Lima, Coronel Manoel Bandeira, Duque de Caxias, Floriano Peixoto, José Bonifácio, Carajás, Rafael de Almeida, Piauí, São Bento, Rui Barbosa, Tupinambá e Coriolano Milhomem. Bairros Santa Inês, Santo Amaro, Jardim São Luís, Bacuri, São José do Egito, Vila Redenção e Vila Cafeteira. Estes são apenas alguns dos locais beneficiados pelo trabalho de infraestrutura desenvolvido pelo município. Algumas obras já foram concluídas, outras ainda estão em fase de execução e há ainda outras por vir, garante o prefeito Sebastião Madeira.
A população tem demonstrado satisfação com o que tem sido feito pela Prefeitura. “Temos constatado isso por onde temos andado”, assinala o prefeito.
No Jardim São Luís, as obras desenvolvidas nas ruas Carajás e José Bonifácio, em parceria com o Governo Federal, seguem em ritmo acelerado. As ruas foram drenadas, receberam asfalto, meio-fio e sarjeta. As obras ainda não foram concluídas, mas o comerciante Francisco Manoel, que instalou seu comércio na esquina das duas ruas, garante que o movimento aumentou no local. “Melhorou bastante [o movimento], porque o acesso está mais fácil. Acabou a poeira, o pessoal fica mais à vontade para passar por aqui. Ficou mais confortável”, garantiu.
Dona de um pequeno comércio na rua Carajás, Alice Borges já pensa em ampliar os negócios. Segundo ela, após a rua ser asfaltada, as vendas aumentaram. “Aqui melhorou. Estou vendendo mais, recebendo mais clientes. A poeira aqui está menor também. É um acesso direto [da Pedro Neiva de Santana] para a BR[-010], o que ajuda a aumentar o movimento. Antes, os motoristas evitavam passar por aqui, agora não”, disse.
A rua Rafael de Almeida também estava na fila por infraestrutura, mas a situação mudou. Com asfalto, sarjeta e meio-fio, quem utiliza aquela via vive sob uma nova realidade. Os tempos de poeira no verão e lama no inverno ficaram para trás.

Problemas históricos

A Prefeitura também tem se esforçado pela resolução de problemas históricos. Questões que eram renegadas ano após ano têm recebido soluções definitivas nos últimos dois anos. É o caso do bairro Santo Amaro. Em cerca de 30 anos de existência, o bairro jamais havia recebido qualquer tipo de benefício de infraestrutura do município. No último mês de junho, no entanto, a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) recuperou todas as principais ruas do local.
Morador do bairro desde a sua criação, o aposentado Anceto Araújo Costa, o Costinha, garantiu jamais ter visto no local um trabalho como o realizado há cerca de dois meses. “Eu moro aqui desde que esse bairro começou. Eu nunca tinha visto um prefeito trabalhar aqui. Nós estamos sempre batalhando, porque precisávamos desta obra”, disse.
Outra área que recebeu especial atenção da Prefeitura foi o final da rua Coronel Manoel Bandeira. A rua foi asfaltada, recebeu meio-fio e sarjeta, mas não parou por aí. A folclórica ponte de madeira da rua, que chegou a ser incendiada pela própria população, deu lugar a uma nova, de concreto, para resolver de vez o problema, obra realizada em parceria com o Governo do Estado com recursos indicados pelo deputado federal Davi Júnior.
A moradora Maria Alexandra Ferraz é moradora da Coronel Manoel Bandeira há mais de 20 anos. Ela garante jamais ter visto um trabalho desta grandeza na rua. “Nós estamos muito felizes. Todo mundo aqui está gostando. Ninguém nunca fez; nenhum prefeito fez, agora ele veio e fez. Moro aqui há uns 20 anos, aqui era só mato quando cheguei. A Prefeitura está de parabéns”, finalizou a aposentada.
Além das obras finalizadas e das em execução há, também, outras que devem ser iniciadas ainda este ano. Nos próximos dias deve ser assinado o PAC II, do Governo Federal, que trará mais melhorias na infraestrutura de Imperatriz, notadamente para a região do Grande Vila Nova. Também está previsto o asfalto a todas as vias da Nova Imperatriz. (Comunicação)