Raimundo Primeiro

Na manhã dessa quinta-feira (22), aconteceu o lançamento do Projeto de Reforma e Ampliação do Teatro Ferreira Gullar, mais conhecido por Ferreirinha, localizado na rua Simplício Moreira, nº 1807, Centro.
A cerimônia foi iniciada por volta das 9h e contou com a presença de técnicos do Governo do Estado do Maranhão e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), representantes do Governo Municipal, da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), empresários, artistas, Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz (Cenapa) e imprensa.
O prefeito Francisco de Assis Ramos, foi representado pelo vice, Alex Nunes Rocha, que, no seu pronunciamento, ressaltou as mudanças verificadas na Grécia Antiga, por intermédio da cultura e da filosofia. "A cultura é o caminho da transformação", falando do sucesso obtido pela parceria público-privada para a realização do Carnaval 2018, em Imperatriz".
As bênçãos foram dadas pelo padre Francisco Lima, pároco da Igreja Nossa de Fátima (Catedral de Imperatriz), destacando, a propósito, a importância do teatro no âmbito do processo de desenvolvimento da cidade. As boas-vindas foram dadas pelo jornalista e acadêmico Domingos Cézar Ribeiro, secretário da Associação Artística de Imperatriz (Assarti), administradora do Teatro Ferreira Gullar.
Durante sua fala, Núbia Carvalho Nascimento, do Grupo Gestão Cultural, informou que os recursos investidos nas obras de ampliação e reforma do Ferreirinha serão da ordem de R$ 900 mil. Segundo ela, um terço da verba já recebeu aprovação. Agora, a Assarti recorre aos empresários locais, visando levantar os recursos restantes e, desta forma, iniciar as obras.
A reportagem de O PROGRESSO, Luciana Silva Castro, especialista em Projetos Incentivados pela Lei Rouanet, no Estado de São Paulo, disse que estava feliz em poder participar do evento, pois Imperatriz tem forte potencial para desenvolver-se também culturalmente. 
"Não é uma questão de investir dinheiro, mas de chegar junto", frisou, ao falar sobre a decisão de o empresário em investir em projetos culturais, lembrando que ele é contemplado com uma série de benefícios, entre os quais a imagem positiva da sua empresa junto à opinião pública.
Parceiros - Os parceiros da Assarti no projeto do "novo" Ferreirinha, são a Cemar, Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma); Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, com o apoio da ACII, AIL, Fundação Rio Tocantins (FRT) e da empresa Hotbel.
"Com certeza, uma excelente notícia para o meio cultural da nossa cidade", destacou o empresário Francisco da Silva Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, que participou do acontecimento, aproveitando para cumprimentar artistas e diretores da Assarti, destacando que "a região vai ganhar com o novo e moderno teatro".
Para o empresário Hélio Rodrigues Araújo, presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, que integrou a mesa das autoridades, as obras de melhoria do Ferreirinha mudarão a face de Imperatriz no campo da cultura. 
Ele aproveitou para falar da importância de o empresariado investir no apoio aos movimentos culturais, tendo em vista que o patrocínio é deduzido no Imposto de Renda. "Muita coisa deixa de acontecer por falta de projetos", concluiu o líder empresarial.
O empresário Atenágoras Reis Batista, diretor regional da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), também entusiasta dos movimentos culturais de Imperatriz, prestigiou o ato, confiante na concretização de consolidação do novo Ferreirinha.