Serviço de colocação de blocos concluído na lagoa 1

As pessoas que costumeiramente fazem caminhadas na Beira-Rio constatam que as obras do complexo Beira-Rio estão aceleradas nessa segunda etapa reiniciada com a chegada do verão. Com isso, a orla de Imperatriz vem recebendo uma nova feição paisagística que se confunde com a beleza natural do rio Tocantins.

Conforme informações do encarregado de obras da empresa Clara Construções, Uberlan Aguiar, nesta segunda etapa está sendo retirado o concreto velho das margens das duas lagoas, retirando a terra, colocando areia para compactar e nivelar para receber os blocos de cimento, que estão sendo colocados cuidadosamente pelas equipes de trabalhadores.
O trabalho consiste ainda na realização de drenagens, principalmente na Avenida João de Deus, onde grande quantidade de água empoçava, mesmo no período do verão. Paralelamente a esse serviço, estão sendo feitas as obras de meio-fio, bem como a reabertura de valas para tubulação elétrica e instalação de postes.
"Vale ressaltar que estamos retirando as antigas tubulações que eram de apenas 20 centímetros, as quais estão sendo substituídas por tubulações de 60 centímetros, o que permitirá uma melhor vazão da água eliminando de vez que a água se acumule no leito da avenida, como acontecia antes da obra", afirma Uberlan Aguiar.
O encarregado de obras observou que, até o final do mês de agosto, serão concluídos os serviços de instalação de blocos de concreto ao redor da lagoa 1, uma vez que esse trabalho já foi concluído às margens da lagoa 2. "A próxima etapa será então a realização do mesmo serviço às margens do rio Tocantins em uma largura de 6 metros", afirma Aguiar.
Com relação à erosão que derrubou parte do antigo cais provocada pela enchente do rio Tocantins, o encarregado disse que o prefeito Sebastião Madeira vai contratar um engenheiro especializado em erosões fluviais, com o objetivo de realizar um bate estaca, ou seja, o muro de arrimo, visando oferecer toda segurança da obra na orla tocantina.
O encarregado de obras explicou que a etapa final será a retirada da antiga camada asfáltica para ser substituída por um novo asfalto, ou pelos blocos de concreto que circulam as lagoas. "O secretário Roberto Alencar está estudando com sua equipe qual dos dois ficaria bonito e mais seguro, mas essa parte é com ele", concluiu Uberlan Aguiar. (Domingos Cezar)