Trinta anos de espera, mas o benefício chegou. Desde a última terça-feira (24), uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) trabalha na revitalização da avenida Getúlio Vargas. A via é a mais antiga e a mais importante da cidade, onde se concentra a maior parcela do seu forte comércio. A obra, desenvolvida pela Prefeitura Municipal e pelo Governo do Estado, deve ser finalizada em cerca de 60 dias.
O secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Alencar, lembrou da importância da Getúlio Vargas para Imperatriz e para a região tocantina. No entanto, ele garante que o asfalto chega à avenida por ser uma real necessidade. “O asfalto [atual] é antigo, já está com muitos remendos. Isso cria instabilidade para os veículos e dificulta o trânsito. Além disso, o asfalto também tem um tempo de vida útil e, no caso da Getúlio [Vargas], seu tempo de vida útil já acabou. Seu último recapeamento foi há trinta anos”, argumentou o secretário.
Segundo o secretário Roberto Alencar, com o novo asfalto, a avenida será melhorada no aspecto urbanístico e, principalmente, no trânsito. Após a finalização da obra de asfalto, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) inicia a sinalização da Getúlio Vargas, com pintura e instalação de semáforos.
O asfalto de toda a avenida será recuperado, desde o cruzamento com a Dom Pedro II até a BR-010, em um investimento de cerca de um milhão de reais. A rua foi totalmente asfaltada pela última vez durante a gestão do prefeito Carlos Gomes de Amorim, entre os anos de 1977 e 1983.
Atualmente, a Sinfra também desenvolve obras na região conhecida como “Grande Cafeteira”, Vila Lobão, Vila Redenção I e Vila Redenção II, entre outras. Estão sendo recuperadas as Ruas da Assembleia, Rui Barbosa, Dom Marcelino, Hermes da Fonseca, Vila Lobão, Carajás, José Bonifácio, Bandeirantes, avenida Liberdade e avenida Jacob.

População

Compromisso de campanha e resolução de um problema histórico. A avenida Getúlio Vargas se enquadra nas duas categorias. Esta última, por sinal, tornou-se uma das marcas da atual gestão de Imperatriz. Problemas como o caótico trânsito da avenida Bernardo Sayão teve significativa melhora após a mudança de sentido da rua e a revitalização da Santa Teresa. Pela primeira vez, o bairro Santo Amaro foi alvo de obras da Prefeitura e, finalmente, o problema de água do povoado Olho d’Água dos Martins, a cerca de 40 Km do Cento de Imperatriz, foi resolvido. O mesmo pode ser dito da ponte da rua Coronel Manoel Bandeira, que hoje é de concreto.
No caso da Getúlio Vargas, os moradores garantem que esperam, assim como nos demais locais, um trabalho de qualidade e duradouro. Isso é o que argumenta o motorista Raimundo Araújo. “O leito da rua mais parecia um casco de tatu, que além de feio, dificultava o trânsito de veículos. Com a nova pavimentação, nossa avenida vai ficar novinha por muitos anos, uma vez que me garantiram que o asfalto que vai ser utilizado é da melhor qualidade”, afirmou. (Comunicação)