As obras da Vila Cafeteira seguem em ritmo acelerado. A Avenida Liberdade, por exemplo, começou a ser asfaltada no último dia 15, resolvendo um problema histórico do bairro. A via também vai ser beneficiada com sarjeta e meio-fio. No local, a população tem demonstrado satisfação com o trabalho desenvolvido.
É o caso da comerciante Márcia Mariano. Segundo ela, antes da obra os moradores, frequentemente, presenciavam acidentes de trânsito. Agora, ela espera que a realidade seja outra. “[Estou aqui] há cinco anos. Antes era muita poeira, a rua estava esburacada e aconteciam muitos acidentes. Agora está melhor, esperamos que melhore cada vez mais”, disse.
A avenida Liberdade é a principal via de acesso à região conhecida como “Grande Cafeteira”, que compreende os bairros Vila Cafeteira, Vila Ipiranga, Vila João Castelo, Brasil Novo, Parque Amazonas e Parque das Palmeiras. Ao todo, estima-se que mais de 20 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente pelas obras de saneamento do bairro.
Márcia cita, ainda, outro problema da rua que, segundo ela, será resolvido com a chegada do asfalto. “[O comércio] estava sempre cheio de poeira e isso acaba com a mercadoria, suja muito, e os funcionários não podem ficar limpando os produtos toda hora. Agora melhorou bastante”. A comerciante lembrou, ainda, do lamaçal que se formava em sua porta a cada inverno. Para ela, isso tudo é coisa do passado.
Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), o próximo inverno deve ser bem melhor para os moradores. Segundo o secretário Roberto Alencar, as obras devem ser concluídas ainda este ano, livrando os moradores do lamaçal no período de chuvas mais rigorosas.
Mais opiniões
A atitude de Márcia Mariano não é uma novidade na Vila Cafeteira. Frequentemente, moradores elogiam o trabalho desenvolvido no bairro. É o caso da também comerciante Gorete Frota. “Eu sabia que uma hora ia sair. Sempre tive certeza. Não posso abrir todos os portões aqui [do comércio] por causa da poeira. Agora [com o asfalto], pretendo voltar a abrir todos”, explicou.
Morador do bairro há mais de 20 anos, o motorista Rivaldo Silva Oliveira também elogiou o trabalho do bairro que, segundo ele, foi feito com muita qualidade. “Isso aqui ficou bom demais. Vai diminuir a poeira. A obra ainda não foi concluída, mas até aqui ficou muito bem feita. É ótima para nós [moradores]”, garantiu. (Comunicação)
Comentários