Veículos começam a circular na rua José de Alencar

Denis Oliveira

No dia 3 de setembro, a Prefeitura de Imperatriz deu início à drenagem da popularmente conhecida ‘grota José de Alencar’, no bairro Bom Sucesso. Um mês depois, a população já percebe a mudança de cenário e a melhoria da qualidade de vida. Uma parte da rua, que também se chama José de Alencar, já está em condições de tráfego. A obra, no entanto, ainda não foi finalizada.
No trecho em que a obra foi iniciada, o riacho já foi canalizado. A passagem da água será subterrânea, evitando os alagamentos nas casas dos moradores, que ocorriam durante o inverno. Além disso, com a conclusão do trabalho, a rua José de Alencar terá, finalmente, totais condições de tráfego.
Animados com o início da obra, moradores reconhecem que o trabalho era fundamental e deve valorizar o setor. Segundo a vendedora Neuma Cristina dos Santos, atualmente ninguém tem interesse em mudar-se do local. “Quem tem casa aqui não quer vender. Quem tem terreno quer construir. Agora, as casas aqui têm mais valor”. Ela enfatiza, ainda, que a obra “é até um sonho que está se realizando”.
A vendedora, no entanto, não esquece os dias de sofrimento, principalmente durante o inverno, quando as águas invadiam as casas. Neuma, que vive no local há quase uma década, disse que a situação sempre foi difícil, mas foi piorando com o passar do tempo. “Desde que eu cheguei isso aqui já era desse jeito, mas antes era mais estreito. Com o tempo, foi se abrindo”.

Alagamento

Neuma não era a única moradora a ter sua casa invadida pelas águas do riacho José de Alencar. Daniel Pereira, que vive no local há cerca de quatro anos, construiu sua casa muito acima do nível da rua. Segundo ele, isso não impedia os alagamentos. “Aqui, chegou a entrar [água]. Uma ou duas vezes entrou água. E veja que minha casa é alta”, afirmou.
Daniel lembrou, também, a dificuldade de acesso ao local, principalmente, durante o inverno. “A situação era precária. Quando chovia, isso aqui ficava muito feio. Era lama, água. Às vezes, eu nem ia para o serviço. Não dava de sair, porque tinha muita água. Transbordava e passava aqui na calçada”.
Durante o lançamento da obra, o secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Alencar, também destacou o acesso à rua como um de seus principais benefícios. “As pessoas que residem neste perímetro da rua José de Alencar não podem nem ter carro, porque não têm como trafegar na rua e guardar seus carros em suas garagens. Estes veículos ficam, normalmente, nas [ruas] transversais”, disse.
A drenagem do riacho José de Alencar é feito em parceria com o Governo do Estado, com recursos do convênio assinado em junho deste ano. Além dos 500 metros de drenagem do riacho, o termo também garante mais 40 quilômetros de asfalto para a cidade.
A rua José de Alencar também será asfaltada, ganhando meio-fio e sarjeta. (Comunicação)