Preocupado com a preservação do Riacho Bacuri, o deputado Léo Cunha (PSC) solicitou que o Governo do Estado viabilize a execução de obra de desvio e de canalização, de sua margem esquerda, ao Rio Cacau, no trecho localizado às margens da BR-010, no sentido Imperatriz/Brasília.
Essa indicação do parlamentar foi apresentada na sessão da última quarta-feira (21) e encaminhada à governadora Roseana Sarney (PMDB).
É notório que o Riacho Bacuri encontra-se atualmente bastante poluído, representando alto risco de contaminação para as pessoas que residem ou trafegam próximo ao seu leito. Essa situação foi, inclusive, comprovada recentemente através de uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Maranhão.
Na opinião do deputado, a obra de desvio e canalização do riacho irá impedir que esse processo de poluição continue ali, uma vez que ele deixará de correr a céu aberto. Outro objetivo da obra é também proteger a saúde dos moradores dos bairros Bacuri e Mercadinho, uma vez que naquelas águas proliferam-se milhares de bactérias e outros vetores de doenças, representando um sério problema de saúde pública.
Ele explicou ainda que, após ser totalmente concluída, a obra resultará na implantação de uma grande rede de esgoto e no aterramento da superfície do Riacho Bacuri, que após receber o devido tratamento será lançado no Rio Cacau.
“Pretendemos com essa e com outras ações garantir a preservação dos nossos recursos hídricos, proporcionado, assim, mais qualidade de vida à população”, justificou Léo Cunha.
Na quinta-feira (22), o parlamentar participou de uma audiência pública, na Câmara Municipal de Imperatriz, onde o tema referente à preservação dos recursos hídricos de Imperatriz foi amplamente debatido, numa clara demonstração de preocupação em reverter a situação de degradação desses recursos que ora se apresenta. (Assessoria)