Concretagem da esplanada deve estar pronta em novembro

O secretário de Estado da Infraestrutura vistoriou, no fim da tarde de sexta-feira (25), o início dos trabalhos de concretagem da Avenida Beira-Rio, em Imperatriz. O local vai ganhar uma esplanada, com uma área de 20 mil metros quadrados, uma das maiores do Maranhão. A concretagem e a instalação da rede elétrica estão em pleno vapor.
Os serviços fazem parte da primeira etapa da requalificação da Beira-Rio, o principal cartão postal da cidade, orçado em R$ 3,1 milhões. O secretário falou sobre a importância do investimento. "A Beira Rio cada vez mais está ganhando forma com essa obra. Assim segue se tornando à altura da dimensão do povo de Imperatriz e da região Tocantina. Estamos atentos e determinados e o governador Flávio Dino acompanha também para que a obra avance e seja entregue em outubro, essa primeira parte".
Nesta primeira fase, houve a terraplanagem de uma lagoa artificial e demais preparativos do local, onde será construída uma concha acústica. Foi executada, ainda, a contenção das erosões, que já ameaçavam toda a área de passeio da avenida e comprometia a segurança dos frequentadores.
Na contenção, foi escolhida uma técnica inovadora, muito empregada nos grandes centros urbanos: a Muro Terrae, que consiste no uso de blocos pré-moldados e geogrelhas de alta rigidez, por meio de encaixe a seco. O formato permite que seja utilizada vegetação, aumentando a área verde.
Os moradores das proximidades aprovam a requalificação da Beira Rio. "Vai valorizar nossas casas e vai ser um ponto de lazer onde vou poder me reunir com a família. Isso é uma maravilha", disse a dona de casa Maria José Ferraz.
Quem vive das atividades relacionadas ao entretenimento já vislumbra a geração de renda. "Muita gente tira o sustento daqui. Vendedores ambulantes, garçons, donos de restaurantes. A tendência é aumentar essa quantidade de pessoas, já que mais gente vai frequentar", avaliou o barman Raimundo Nonato.
Nas próximas duas etapas dos serviços, será construída uma concha acústica, praças, jardins descortinados, estacionamento com mais de 400 vagas, espaço para feiras populares, espaço de lazer infantil, ponto de apoio, destinado aos sanitários públicos, administração local, posto policial e posto de primeiros socorros.
Em Governador Edison Lobão, Clayton Noleto vistoriou, nesse sábado (26), o andamento do Mais Asfalto. A cidade recebe serviços de recuperação e pavimentação nas ruas Bernardo Sayão, da Torre, Bananal, Dom Pedro, Imperatriz, Santa Rita, Santa Teresa, Urbano Rocha e São João.
De acordo com os moradores, o asfalto na maioria dessas ruas já nem existia mais. "Havia muito buraco. Até para andar de moto era a maior dificuldade. Tinha mais buraco que asfalto. Agora vai ficar melhor. Vai acabar a poeira e vamos ter mais comodidade para andar", finalizou a dona de casa Rita Lima.