Fernando de Aquino

Aconteceu ontem, dia 05 de setembro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Imperatriz, o evento "Saúde em Ordem". Os participantes fizeram exames para verificar a pressão arterial e glicemia. O evento foi promovido pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA).
Oito horas da manhã e Terêncio Guido estava na fila para medir a pressão arterial. O advogado há um ano vinculado à OAB Imperatriz aprova a iniciativa e diz que a prevenção é o melhor remédio para as doenças resultado do trabalho. "Gostei da ação. São realmente necessários esses exames em certa periodicidade. Alerta a categoria para possíveis problemas com a saúde", diz o advogado.
As rotinas produtivas desgastantes relatadas por Terêncio são determinantes para o surgimento de doenças do trabalho, também conhecidas como laborais, resultado de uma má alimentação ou condições não aconselhadas de produção. A enfermeira Cassandra, responsável pelos exames, alerta que essas enfermidades podem agravar se não forem descobertas e tratadas.
"É importante que se faça periodicamente exames para descobrir problemas cardíacos, renais, diabetes, entre outros. A prevenção é a melhor forma de alerta que existe", afirma Cassandra.
As doenças cardiovasculares citadas pela enfermeira são responsáveis por 29,4 das mortes no Brasil. O diabetes também apresenta um número expressivo de casos. São quase 12 milhões de pessoas, segundo o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
O organizador do "Saúde em Ordem", Deny Jackson Sousa Magalhães, afirma que o evento vai acontecer com maior periodicidade. O objetivo é propiciar aos associados a consciência dos problemas causados pela rotina exaustiva e a prevenção dessas doenças.
"Promoveremos bimestralmente essas atividades. A realização de exames rápidos, essa ação pretende desenvolver uma rotina de cuidados com a saúde dos advogados, de modo a diagnosticar e combater inúmeros problemas de saúde", conta o coordenador.
Após os exames, foi servido um café da manhã para os presentes. Uma socialização e troca de experiências, entre novos e antigos membros.