A imprensa sempre foi um meio de comunicação útil à sociedade. Útil na informação, na educação, na orientação da sociedade, na divulgação de fatos da política, enfim, em todos os acontecimentos.
Quantas denúncias não têm sido feitas pelos grandes jornais deste país?
Em Imperatriz não foi diferente a ação da imprensa escrita, embora o surgimento do jornal O PROGRESSO tenha sido mais para formar opinião, divulgar este polo que estava surgindo aqui no sudoeste do Maranhão, alertar os poderes públicos das necessidades, informar e orientar um povo ávido e sedento de conseguir riquezas naquele desenvolvimento acelerado que a cidade oferecia àqueles que desejavam implantar qualquer meio de vida naquela florescente Imperatriz.
O jornal O PROGRESSO, nascido naquele 3 de maio de 1970, cumpriu com o seu papel de orientador, sendo aceito pela população da cidade, e até hoje, já completando seus 42 anos, como o jornal de maior circulação do interior maranhense.
Diário moderno e bem dirigido por seu proprietário, Dr. Sergio Nahuz Godinho, certamente continuará perseguindo o seu cinquentenário e até mesmo o centenário, porque a cidade que motivou o surgimento d’O PROGRESSO continuará célere e a passos largos rumo ao lugar de futura capital do Maranhão do Sul.
Portanto, parabéns ao Dr. Sergio Godinho e à sua brilhante equipe de colaboradores por esta grande vitória.

José Matos Vieira
Fundador