Por Raimundo Primeiro

O dia: 30 de junho. Ao retornar do passeio que, às vezes, faço durante as manhãs dominicais, avistei minha mãe, a baiana dona Dina, recebendo um pintinho de presente da Sara, a sobrinha-filha de minha irmã, Elys Regina. A volta da Banca do Chico, na Praça de Fátima, a partir de então, uma surpresa e tanto. No começo daquela ensolarada tarde de domingão.
Mais um animalzinho de estimação em nossa casa. Sim! Lá, já estão a Lassie (cachorra) e a Preta (gata). Graciosas, aprontam cada uma. São a alegria do nosso lar, brincando, correndo. Tudo a maneira delas, claro! Cada uma, tem seu jeito característico de ser.
Pois bem, voltando ao assunto: O Pintinho Cor-de-Rosa, encantou a todos. Veio, instantes depois de chegar em nossa residência, de ser entregue gentilmente pela Sara a dona Dina, ao meu encontro, parecendo dizer “aquele cara ali é legal”. 
Logo em seguida, começou a correr, apesar de sua frágil estrutura. Novinho o pintinho, parecia ter nascido há pouco tempo. Uma cor forte. O tom rosa predominava. 
Os animais são demais!
A cena aconteceu justamente após ter conhecimento de pesquisa feita pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, mostrando que 61% dos entrevistados consideram seus animais de estimação como um membro da família e listam como alimentação saudável, saúde e conforto para dormir como os principais cuidados com os bichos.
Realmente, os pets complementam nossas casas, principalmente quando nelas existem crianças, animando os baixinhos o tempo todo. Os adultos entram nas brincadeiras. Havia, dias antes, tomado conhecimento também de que 21% dos donos de animais nunca deixam de comprar algo para eles por falta de dinheiro. As famílias brasileiras gastam cerca de 189 reais por mês com seus animais de estimação. O valor aumenta ainda mais entre os consumidores das classes A e B, com a média sendo 224 reais mensais.
A dona Dina é só alegria. Seja bem-vindo, Pintinho Cor-de-Rosa, pois você tem ajudado a entreter a nossa mãe. Doente, ela vem registrando melhoras. O pintinho tem dormido lá no meu quatro. Por enquanto, pois estamos temendo um ataque surpresa por parte da Preta. A gata é mansa. Só que gato é gato!
“As criaturas que habitam esta terra em que vivemos, sejam elas seres humanos ou animais, estão aqui para contribuir, cada uma com sua maneira peculiar, para a beleza e a prosperidade do mundo”. (Dalai Lama, líder espiritual do Tibete)
Apesar dos poucos dias conosco, lá em nossa casa, estamos aprendendo também com o Pintinho Cor-de-Rosa, a exemplo do que nos ensinaram a Lassye e a Preta. Animais superespeciais!
Encerro trazendo à baila a máxima do escritor francês Anatole France, quando ele ressalta que, “antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada”.

 Abençoada semana!