Na manhã do último dia 14, foi realizada uma trilha ecológica, nas dependências do 50º Batalhão de Infantaria de Selva de Imperatriz. A parceria firmada entre a direção do Colégio COC e o Comando Geral do 50º BIS proporcionou aos alunos do ensino fundamental uma manhã de muito conhecimento e diversão.
A iniciativa partiu de um projeto que já vem sendo realizado na escola, desde o início do mês, cujo tema é “Meio Ambiente – Cuidando do Nosso Planeta”. Nesse projeto, os alunos são os agentes principais de ações voltadas à defesa do meio ambiente em sua totalidade. A princípio, as atividades se iniciaram com um ciclo de palestras e apresentação do tema. O ponto alto do projeto, que se estende até o próximo dia 22, foi a visita ao 50º BIS.
Para a coordenadora pedagógica, professora Maria Raimunda Quirino, o objetivo do projeto está sendo alcançado. “Fazer com que a nova geração se interesse em buscar soluções para manter vivo o meio ambiente, já nos deixa com muito orgulho”, afirma. Durante a manhã, os alunos prestigiaram uma cerimônia de entrega de honraria militar e a apresentação de pelotões.
Segundo o comandante do 50º BIS, Ten. Cel. Mitre, visitas ao batalhão são sempre bem vindas e de fundamental importância, uma vez que os alunos conhecem a realidade do exército brasileiro, as suas funções e atribuições, além de contribuir para o desenvolvimento social na formação dos cidadãos.
Ao final da solenidade, os alunos adentraram a mata, que é conservada pelo 50º BIS, onde foram orientadas sobra a fauna e a flora da nossa região. Os alunos se mostraram bastante atentos, aos ensinamentos, e quando questionados, sempre acertavam com êxito as respostas. Para a aluna Luiza Pessoa, vivenciar na prática, é a melhor maneira de consolidar a teoria vista dentro da sala de aula. “Vir até aqui, conhecer de perto espécies de plantas e animais, da nossa região, é uma experiência única”, enfatiza.
Ao final da manhã, os alunos ainda acompanharam uma demonstração com os cães que fazem parte do pelotão. Na apresentação, os adestradores mostraram vários comandos, desde sinais simples, até ordens de ataque a pessoas suspeitas.

Interdisciplinaridade
A viagem pela mata fez um apanhado geral de algumas disciplinas estudadas diariamente pelos alunos. Nas Ciências, o objeto principal foram a fauna e a flora, nesse contexto, os alunos aprenderam a origem de muitas espécies nativas ou não da nossa região.
Na História, foi elencada a origem de nomes de todas as espécies de árvores e plantas nativas da nossa região, utilidade de cada uma na sociedade, e sua condição quanto a extinção. Por último, o Civismo, uma vez que a ordem e a educação moral e cívica foi bem esplanada durante toda a cerimônia que abriu as atividades do dia no 50º BIS. (Ascom Colégio COC)