Fernando de Aquino e Valéria Amorim
Sábado, às 11 horas, os portões dos locais de prova são abertos em todo o Brasil. São esperados 7,17 milhões de inscritos, número 24% maior que no ano de 2012. O Exame Nacional do Ensino Médio avalia, durante dois dias, os estudantes por meio de cinco provas. Em Imperatriz, as provas seguem o horário de Brasília e iniciam com uma hora de antecedência.
As regras para realização do exame estão no quadro e começa a espera ansiosa para a entrega do caderno de prova. Não foi permitido o uso de nenhum aparelho eletrônico ou acessório como celular, relógio, boné, óculos escuros ou chapéu. Ainda com todas as restrições, o Ministério da Educação (MEC) desclassificou 36 estudantes por postagem em redes sociais. "Nós monitoramos cerca de dois milhões de twitters. A qualquer momento que identificarmos que algum termo do edital foi violado nós vamos agir", disse o ministro Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva após o término da prova.
Fernanda estava visivelmente ansiosa. É a segunda vez que faz o exame. Seu objetivo é uma vaga no curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão. "Este ano eu estudei bastante. Acho que vou conseguir passar". As questões do Enem são estruturadas por meio de textos relativamente grandes com diversas especificidades. O estudante tem que ler com atenção todo o enunciado. Diversas vezes as respostas estão na superfície do texto.
As provas de ciências humanas abordam questões sobre redes sociais, geomorfologia brasileira, política, geopolítica, cyberbullying, entre outros temas. "Achei fácil a prova de humanas. Tudo que eu estudei caiu", diz Fernanda.
Uma curiosidade da prova foi uma charge com a palavra "gazolina". O texto virou piada nas redes sociais.
"Gasolina com Z tem o imposto reduzido" (SIC) disse a usuária @ourdrewhero no twitter.
O ministro da Educação justificou o "erro", informando que a charge foi retirada de um livro de época, quando a grafia usual da palavra era com a letra "z".
A prova de ciências da natureza abusou de contexto específicos de química, física e biologia. A avaliação foi considerada pelos estudantes como a mais difícil do primeiro dia.
Às 16:30, os fiscais informam que o tempo acabou. Na saída, estudantes se reúnem para comentar as questões. "Achei a de ciências humanas fácil, só que bem longa. Já a (prova) de ciências da natureza foi bem complicado", comenta o estudante Pedro Maia, que pretende uma vaga no curso de Publicidade e Propaganda.
Segundo dia - No segundo dia de questões, foram aplicadas as provas de linguagem, redação e matemática. O tema da redação foi sobre os "Efeitos da implantação da lei seca no Brasil" e o aluno discorreria em trinta linhas a cronologia da lei no país. Fernanda, personagem do primeiro dia, considerou o tema fácil, "bom de dissertar".
As provas de linguagem apresentaram aos candidatos longos textos. Os candidatos deveriam usar bastante a capacidade de interpretação. As questões de matemática abusaram do raciocínio lógico e exigia atenção aos enunciados para melhor resolução. "Não gostei das provas de linguagem e matemática. Cansativo e bem complicado, ainda mais depois de uma redação de 30 linhas", afirma Fernanda.
Após a prova, o MEC divulgou um balanço dos dois dias. Para a instituição, o Exame foi um sucesso. "Foi um grande êxito. Não registramos nenhum problema que tenha prejudicado o exame. A gente aprende a cada ano e estamos sempre buscando aprimorar", ressaltou Mercadante.
Multa - Na UFMA estudantes que colocaram as motocicletas na porta da instituição foram surpreendidos com multa e fiscalização da Setran. O candidato Eduardo Ribeiro protestou nas redes sociais. "Alunos fazendo uma prova cansativa, de 5hrs, uma prova que todo o Brasil está fazendo, e a Setran de Imperatriz deixa esse presente, todos reclamando e eles sorrindo. Isso tudo por causa de uma comissão que ganham por cada multa aplicada. O que vcs (sic) acham ?". A postagem causou polêmica, muitas pessoas concordaram com a fiscalização.
Em entrevista a O PROGRESSO, Eduardo disse que os fiscais atuam de maneira arbitrária. "Eu nunca vejo esses caras orientando os cidadãos de Imperatriz, só os vejo aplicando multas sem querer saber de nada".
Janeiro - O resultado do Enem está previsto para a segunda semana de janeiro. Logo após, o Sisu - Sistema de Seleção Unificada - selecionará candidatos para as Instituições de Ensino Superior - IES. A novidade na UFMA de Imperatriz é o curso de Medicina, que abre vagas para o primeiro semestre de 2014.
Comentários