Tarde de sexta-feira, 19 de junho de 2020. Sol tórrido, confirmando que o verão predomina na terra fundada pelo Frei Manoel Procópio do Coração de Maria. Data de aniversário de João Maurício Martins, mais conhecido por Maurício da Embratel, apelido dado em razão de ele ter trabalhado em empresa de mesmo nome, durante 30 anos.

Apesar de ser natural de Bragança (Pará), Maurício da Embratel é maranhense, sobretudo, imperatrizense de coração. Hoje, com um misto de sotaques paraense e maranhense – daqui, de nossa gente.

Entretanto, com o jeito de ser e agir dos que vivem nas barrancas do Tocantins, rio que também corta o vizinho Pará.

Lá vem ele, estilão. Desportista, principalmente apaixonado por futebol, Maurício da Embratel, envolve-se efetivamente naquilo que se propõe a fazer. Feliz, segue, vai atrás dos objetivos pessoais e/ou profissionais. Ficar parado? Jamais!

Palavra de ordem, portanto: prosseguir. Inerente ao nome dele, tendo em vista Maurício significar ser forte e ter pele escura, a exemplo dos imperatrizenses. O bronzeado do sol faz parte dos que aqui residem! Ou seja, ressalta-se em suas peles.

Com sangue empreendedor correndo nas veias, Maurício sempre investe naquilo que acredita, arriscando-se, mas indo atrás dos ideais traçados.

Ser João Maurício e/ou Maurício da Embratel, é ser assim: pai, multiplicidade, mil seres, evidentemente, num único ser; ser que não deixa abater, que, por meio de áurea advinda de algo que transcende, faz pulsar.

Anunciar, notadamente, sinalizar querer mais, ir longe, lá adiante, além do horizonte.

Carrega consigo a máxima: “imprima, em cada dia de sua vida, toda a bondade que existe no fundo de seu coração”. Do seu jeito, prossegue a trajetória planejada. Pé ante pé.

Sua energia vem da determinação, característica de quem quer ir além, perpassando caminhos que vislumbrem positividade.

Enfim, a conquista de projetos coletivos, por intermédio dos quais a soma de esforços alcance melhorias para muitos. O coletivo é palavra de ordem!

Apesar do seu jeito, vale frisar: imagine-se forte o suficiente para resolver qualquer problema, por mais difícil que pareça ser. Siga o pensamento, transformando-se.

Não obstante, as adversidades o levarão para os melhores caminhos, tendo em vista a capacidade que encontra para superar os desafios. Seguir!

Pessoa que inspira; que motiva. Notadamente, movimenta. Maurício da Embratel é, antes de tudo, a força do homem, do ser humano, mesmo mostrando-se frágil em diversas situações. Metamorfose. Assim, cresce, continua.

Maurício fez muito quando esteve na extinta Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel). Não esmorece, assim, também atua em prol de Imperatriz e seus habitantes.

Encontra momentos para compartilhar, conversar, interagir-se, ampliando possibilidades e trocando ideias, reafirmando-se. Não é tênue, porém, consistente, tal qual a fênix, ressurge, trazendo à tona novas energias, disposto, sempre pronto, querendo “tocar” os projetos.

Maurício da Embratel, algumas vezes, discorda; o objetivo, porém, é acertar.

Ligado as cousas e lousas da cultura, Maurício da Embratel também esteve fortemente envolvido no setor em âmbito local.

Continue, Maurício, o popular Maurício da Embratel, pois, conforme Nelson Mandela: “se você não construir o seu sonho, alguém vai contratar você para ajudar a construir o dele”.

Valem as iniciativas, tem de continuar. A vida é mesmo um belo presente de Deus!

Parabéns!

(Homenagem do amigo Raimundo Primeiro. Imperatriz, Maranhão, em 19 de junho de 2020, às 14h30)