* Elson Araújo
Desde que se elegeu prefeito de Imperatriz, pela primeira vez em 2008, que o médico Sebastião Madeira não tem feito outra atividade na vida a não ser buscar soluções para os múltiplos problemas da cidade. Como costuma dizer: é prefeito 24 horas.
Não fugiu, nem jogou para debaixo do tapete uma sem número de questões que num primeiro momento desencorajaria qualquer um, como por exemplo, uma dívida astronômica herdada de governos anteriores. Não ficou olhando para o retrovisor. Seguiu adiante.
Não só encarou, como vem honrando regiamente o pagamento de tais obrigações financeiras.
O diferencial do atual prefeito de Imperatriz reside nesse ponto: Madeira não é qualquer um. Preparou-se durante anos para o cargo que hoje ocupa. A rodilha está com ele, e este sabe que tem que conduzir o pote equilibrado até o final da sua gestão.
Madeira tem consciência da grande expectativa e confiança da população depositadas nele. Confiança confirmada com sua reeleição, que o legitimou no cargo por mais quatro anos.
Respostas para as demandas da cidade precisavam, e ainda precisam, ser dadas; não com magia, maquiagem ou faz de contas, mas com trabalho, planejamento e parcerias. E isso tem sido feito.
O prefeito encontrou nas parcerias o caminho para viabilizar a gestão. Para isso, elegeu os interesses da população como prioridade e não ficou parado. Correu atrás. Sabia que não daria respostas só com o que a cidade hoje consegue arrecadar. Esqueceu toda e qualquer diferença política. Bateu na porta do Governo do Estado, bateu na porta do Governo Federal. As portas foram abertas e os resultados começaram a aparecer.
Outro mérito do atual prefeito, reconhecido até por adversários, foi o fato de ter destravado a cidade ao criar as condições técnicas e legais para a vinda de grandes empreendimentos, como a Suzano, que aqui se instalou também com o apoio do Governo do Estado, que tudo fez para que a indústria ficasse mesmo em Imperatriz.
Na esteira da Suzano, muitas outras empresas se preparam para vir pra cá com a garantia de todas as condições possíveis e legais para se instalarem.
A gestão Madeira é hoje uma gestão de resultados. E não é só na parte da infraestrutura, a área mais visível.
Na saúde, por exemplo, os avanços já são reconhecidos até pelo Ministério da Saúde. Programas como o Consultório na Rua, Vida e Saúde; e os de controle da hanseníase, tuberculose, dengue tornaram-se referências nacionais. Viraram "cases".
As pessoas estão sendo cuidadas por meio dos mais diversos programas sociais, entre eles o Restaurante Popular. Ali, a Prefeitura serve comida de qualidade, ao valor simbólico de UM REAL, a mais de 600 pessoas, todos os dias. Tudo bancado pelos cofres do tesouro municipal.
A educação melhorou demais. As escolas da rede municipal superaram os índices do IDEB, se destacam nos esportes, como pôde ser comprovado recentemente nos Jogos Escolares Maranhenses. A agricultura foi revitalizada.
A cidade, queira ou não a oposição e os que reclamam sempre de tudo, mudou e avançou muito, e vai avançar muito mais. As parcerias com o Governo do Estado têm se estreitado e mais benefícios estão sendo alcançados.
Sem medo de contrariar A, B ou C, o prefeito segue com o objetivo assumido quando virou prefeito: entregar para seu sucessor uma cidade melhor do que a que recebeu.
Com firmeza, austeridade e honestidade, Madeira, com o olhar para os setores mais humildes, comanda hoje o maior programa de regularização fundiária urbana do Nordeste. Centenas de famílias estão deixando de serem posseiras e virando proprietárias de seus imóveis, benefício que também já começa a chegar à zona rural.
Há de se ressaltar ainda que neste momento no Maranhão, tirando talvez a capital, não exista outra cidade com a quantidade e volume de recursos estaduais e federais já aprovados para obras de infraestrutura. Algumas como o PAC 2, na Grande Vila Nova, e o saneamento da grota José de Alencar, no Bonsucesso, em andamento.
Mais desafios
O Parque Alvorada II, Vilinha e adjacências são os próximos desafios do Prefeito Madeira. Trata-se de uma região da cidade extremamente carente, principalmente no setor da infraestrutura. Tudo o que foi feito lá até hoje teve um influência pequena para os moradores daquele lado da cidade. O desafio do prefeito é mudar para sempre aquela realidade.
Mais uma vez, com a ousadia que lhe é peculiar, correu atrás e conseguiu viabilizar um empréstimo de 50 milhões de reais junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Os recursos são para serem aplicados nos já mencionados bairros para a execução de projetos de transporte e mobilidade urbana. Em outras palavras, para execução de obras estruturantes que vão mudar de patamar aquele lado da cidade.
Nesta sexta-feira pela manhã, num gesto de grandeza e de compromisso com a cidade, sobretudo para com o povo sofrido do Alvorada II e Vilinha, 17 dos 21 vereadores da cidade aprovaram o projeto do Poder Executivo no qual autoriza o prefeito a efetivar o pretendido empréstimo.
Sem dúvida, um grande presente para Imperatriz neste Sete de Setembro.
Votaram contra o projeto os vereadores Rildo Amaral (PDT), Aurélio (PT), Marco Aurélio (PCdoB) e Carlos Hermes (PCdoB).
*Elson Araújo é jornalista.
Assessor chefe de Comunicação da Prefeitura de Imperatriz
Publicado em Cidade na Edição Nº 14799
Comentários