Sorrisão no rosto. Mesmo que observar, hoje (23/07), a exemplo de dias atrás, José Carlos Soares Barros, durante os momentos de folgas, nos fins de semanas, com aquele chapéu na cabeça – sempre cumprimentando a todos com a característica que lhe é peculiar.
No dia em que completa mais um ano de vida, José Carlos Soares Barros, com certeza, levantou cedo. “Pulou da cama”, a exemplo do que sempre tem feito: espalhando simpatia para todos os lados e, obviamente, cumprimentando as pessoas com as quais se deparava.
As primeiras manifestações de carinho foram para os familiares, principalmente a esposa e os filhos. Fala-se aqui não sobre o vereador, o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz.
Referência a José Carlos Soares Barros, simples, do povo; que gosta de ver e viver entre a massa, das várias matizes, percorrendo o Centro e os bairros, além de povoados, indo até a zona rural. Só que não se pode separar um do outro. Ou seja, a sua vida privada não difere de sua vida pública. Os dois seres se unem, passando a existir, naturalmente, um só ser, que pensa em melhorias para os seres semelhantes. Singular!
O sorriso sincero, a forma sem rodeios de agir, valem mais do que mil palavras. Suas ações, José Carlos Soares Barros, são testemunhas do que o trabalhador, homem simples, fazia antes e, agora, no exercício do mandato de vereador. E de presidente do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa. Tais comportamentos, possibilitaram mudanças – todas trazendo momentos de felicidades. Em sua gestão, o Parlamento foi aberto para o povo, aquela pessoa que vive no lugar mais longínquo e/ou os pesquisadores dos assuntos inerentes ao cargo de vereador.
Zé Carlos, como é mais conhecido, não tergiversa. Quando imbuído de algum propósito/projeto, resolve. Sem subterfúgios. Mesmo que demore. Nada de evasivas! O vereador-presidente é visto diariamente pelas ruas de Imperatriz, entre os cidadãos e cidadãs, ouvindo, conversando, reafirmando que a Câmara Municipal é da população.
O vereador tem conhecimento, pelos anos de prática, que política se aprende entre o povo; seu papel principal é transformar a vida da população. Assim, desde cedo, quando decidiu entrar na vida pública, sabia que tinha de conversar com as pessoas. Destaca Bob Dylan: “A política mudou. O tema mudou. Na década de 60, havia um monte de gente saindo de escolas onde haviam aprendido política com os professores que eram pensadores políticos, e estas pessoas ocuparam as ruas. A política que aprendi, aprendi nas ruas, porque era parte do meio”.
Ao longo dos anos, José Carlos Soares Barros também aprendeu ouvindo políticos experientes, com base no assunto, com efetivo conhecimento. Teve, sim, mestres. O seu jeito, com a sua forma, foi se lapidando e, gradativamente, se transformou no político que é hoje, gabaritado. E reconhecido/valorizado por autoridades e políticos das diversas áreas e partidos. Quando o bem é comum, a causa não é em vão. Sai, pois, o povo, vencedor.
O pai atencioso, o companheiro, sempre atento. São muitos os predicados. Só que José Carlos Soares Barros é múltiplo, capaz de fundir-se a tantos outros, transformando-se, passando a ser apenas o Zé Carlos que todos conhecem. Concatenado com as causas relacionadas com as nossas causas. Um titã quando o assunto é Imperatriz.
Na foto, vereador-presidente, José Carlos Soares Barros, intransigente na defesa dos interesses dos imperatrizenses.
Comemore, sim, o dia do seu aniversário!
A data tem de ser lembrada, da sua forma, com a sua cara!
Simplesmente, natural.
(Homenagem de Raimundo Primeiro)
Comentários