O prefeito Madeira declarou essa semana durante palestra aos alunos do Curso de Administração de Empresas da Fama que a cidade continua a despertar o interesse de grandes empresas. Conforme o prefeito, a mais recente a se interessar por Imperatriz é uma subsidiária da Vale, que pretende investir R$ 100 milhões numa base de manutenção de locomotivas. Um investimento, que conforme ele, deve gerar pelo menos 300 novos empregos.
Convidado pelo professor e vereador Esmerahdson de Pinho, o prefeito de Imperatriz disse que ao assumir a Prefeitura de Imperatriz uma de suas primeiras preocupações foi implantar uma politica que pudesse atrair novas empresas para a cidade. Além dos incentivos estaduais, a Suzano foi a primeira grande empresa a se instalar em Imperatriz, já sob a égide do projeto de desenvolvimento econômico da Prefeitura.
Para o professor e vereador Esmerahdson, ter o prefeito e o controlador geral do município numa sala de aula do último período do Curso de Administração de Empresas, era de uma importância muito grande. "Certo que a grande maioria desses alunos vai mesmo atuar na iniciativa privada, no entanto, não deixa de ser importante o fato deles ouvirem, de corpo presente, a experiência de quem vive os desafios de administrar a maior cidade do interior do Maranhão", disse Esmerahdson.
Na Fama, onde pôde relembrar a fase da vida em que foi professor, antes de se formar em Medicina, Madeira dividiu a "bancada" com o controlador geral do município, Cândido Madeira, a quem coube falar aos concluintes do Curso de Administração de Empresas sobre competência e administração tributárias, taxas, transferências constitucionais e voluntárias, e especificamente sobre a atual politica fiscal do município.
"Aqui, em Imperatriz, temos trabalhado da forma que deve ser, e tem funcionado. Fazemos o que é necessário, seguido à risca o que está na legislação, e praticando justiça tributária. A competência maior do administrador é que ele precisa instituir os tributos de sua competência por meio da Câmara e tudo precisar estar legislado. Efetivamente o município precisa arrecadar para que não caia em improbidade e falte com seus munícipes", explicou o controlador.
Para o prefeito Madeira, a politica fiscal do município fez com que melhorasse a arrecadação, o que tem contribuído para manter em funcionamento os serviços essenciais como a saúde e educação e as contrapartidas dos convênios . "No caso da saúde que constitucionalmente deve-se destinar 15% do que é, ano passado tivemos que destinar 25%", disse o prefeito, explicando que isso ocorre pelo fato dos recursos da rubrica da saúde serem insuficientes para atender a grande demanda regional.
Estar ali para conversar e falar sobre o funcionamento da máquina municipal, segundo o prefeito, era um privilégio. Aos estudantes ele disse que " vindo aqui eu aprendo com vocês mais do que ensino. Administrar uma cidade é o mesmo que administrar a vida da gente ou uma família. Embora seja uma atividade pública enfrentamos limitações financeiras, políticas e de credibilidade porque você só pode fazer algo com o que o município recebe. Foi por isso, para que a cidade se desenvolvesse, que procurei as parcerias com o Governo (Estadual e Federal) desenvolvemos esse projeto de atração de investimentos".
O prefeito lembrou que há cinco anos Imperatriz não tinha 1/3 dos prédios que tem hoje e que o trabalho de cuidar da cidade tem de ser permanente. "Temos que cuidar da economia, fazer uma boa política com os funcionários e vender bem a cidade para que novas empresas continuem sendo atraídas. Nosso compromisso é com as pessoas por isso temos que dar o retorno que a população espera".
Por último, Madeira disse aos alunos o que ele acredita ser importante para comandar bem: "inspirar confiança, manter um olho firme na economia, coragem de dizer não independente de pressão, apoio politico, credibilidade e a capacidade de despertar esperança". (Ascom)
Comentários