O carnaval é uma maratona de festas em várias cidades do Brasil. Os foliões participam dos blocos de rua, acompanham os trios elétricos ou desfilam em escolas de samba, porém com toda essa movimentação muitos esquecem de manter uma alimentação saudável nos dias de agitação da maior festa popular brasileira. A nutricionista Marluce Coutinho esclarece algumas dúvidas e orienta para o consumo de alimentos que recarregam as energias dos brincantes.
Ela ressalta que não se deve cair na folia em jejum e informa que é importante alimentar-se com pelo menos 40 minutos antes das festividades. A especialista em Nutrição Clínica afirma que nesse período é preciso consumir frutas com maior teor de água, como melancia, laranja, uva ou abacaxi.
De acordo com a nutricionista e docente da Unisulma, é bom evitar alimentos gordurosos e destaca que a hidratação do corpo deve ser feita com a ingestão de água e não substituí-la por refrigerantes, chás, bebidas alcoólicas e cafés.
“São vários dias de festas e há um gasto energético muito intenso, então é importante ter cuidado com a alimentação para que os brincantes se mantenham preparados durante toda a folia”, destaca Marluce Coutinho.
Confira abaixo outras dicas para garantir um carnaval saudável:
- Tome um café da manhã reforçado. Aproveite sucos naturais, iogurtes, pão integral e frutas;
- Se a opção for comer na rua, opte pelos lanches mais leves, como sanduíches naturais feitos na hora e que estão armazenados em boas condições;
- Evite consumir itens que estragam com facilidade, como maionese, por exemplo. Uma intoxicação alimentar pode prejudicar totalmente a sua programação;
- Não abuse do álcool.
Cuide-se, divirta-se e bom carnaval!