Maria Lopes, Maria Lúcia e Lucilena são moradoras de São Miguel-TO e trazem as filhas para fazer tratamento na Apae
Juracy Eloy
Academia da Apae

Geovana Carvalho

As crianças atendidas pela Apae de Imperatriz recebem tratamento de reabilitação, assistência social, praticam esportes e atividades de lazer, tudo de forma gratuita.
A Apae tem mais de vinte anos de atuação na cidade. Segundo Juracy Eloy Nascimento, uma das coordenadoras, 680 pessoas são atendidas na Apae. Além de crianças e adolescentes, adultos e idosos também são acompanhados.
Juracy Eloy diz que os trabalhos são custeados por meio de prestação de serviços ao SUS e por doações de algumas empresas da cidade.
Ainda de acordo com Juracy, parte da renda obtida na partida beneficente realizada no último final de semana, com a participação do ex-jogador e atual deputado federal Romário, será doada à instituição.
Maria Lúcia, mãe de uma menina de 5 anos, traz a filha todas as segundas-feiras para fazer tratamento na Apae. Com moram em outra cidade, São Miguel-TO, mãe e filha passam o dia inteiro na entidade, enquanto a menina recebe acompanhamento especializado: “Ela teve falta de oxigenação no cérebro e, por isso, não mexia o pescoço e nem fala. Aqui ela faz fisioterapia, terapia ocupacional, fono e musicoterapia”.
Maria Lopes Silva, também moradora de São Miguel-TO, tem duas filhas que passam por tratamento na Apae. “A de 4 anos tem Síndrome de Dowm e a de 10 (anos) tem escoliose e dificuldade em aprender. Toda semana trago elas pra cá. Graças a Deus, a pequena já ‘sustenta a cabeça’ e já melhorou muito. A outra faz musicoterapia”.
Juaracy Eloy diz que as doações são bem-vindas, pois a demanda é alta: “Infelizmente, não temos condições de atender a todos que nos procuram, pelas dificuldades com custos”.