Membros do Núcleo COM-VIDA apresentam projeto Escola Sustentável

Com o objetivo de sistematizar uma política permanente de educação ambiental em todas as 157 unidades de ensino, através do Projeto "Escola Sustentável", a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou os 12 membros do Núcleo COM-VIDA aos profissionais que atuam nas ações educativas locais.
De acordo com Nicea Martinho, secretária adjunta da SEMED, discutir a questão ambiental e incentivar novos hábitos de vida saudáveis fazem parte da educação em nível mundial. Ela afirma que desde janeiro acompanha o trabalho nas escolas e observa que muitas instituições desenvolvem projetos brilhantes na área. "Então o papel do núcleo será de sistematizar essas atividades isoladas e levar às demais unidades as práticas que ajudam a melhorar a qualidade do meio ambiente em nossa cidade. O primeiro passo será implantar o projeto piloto nas sete escolas, onde já existem ações permanentes, e depois estender às demais", explicou.
A iniciativa atende à proposta da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, do Ministério da Educação, que busca potencializar as ações de educação ambiental nas escolas de educação básica, com a criação e manutenção de um espaço democrático e participativo.
"Para atender proposta da Agenda 21 e do Plano Municipal de Educação, nosso papel será o de propor e acompanhar a implantação e fortalecimento da COM-VIDA nas escolas; realizar ações voltadas à gestão e ao planejamento; elaborar e distribuir material de referência para os alunos como, por exemplo, a Cartilha COM-VIDA do MEC" - detalhou Maria da Piedade Oliveira, coordenadora do núcleo. (Kayla Pachêco - ASCOM/PMI)