Duarte Júnior, do Viva Cidadão, e Marcos Regadas Filho, da MR Malls

Os imperatrizenses já têm data certa para receber a mais nova unidade do Viva Cidadão na cidade: dia 11 de julho, quem precisar dos serviços oferecidos pelo órgão já deverá ser atendido no novo posto de atendimento, localizado no 1º piso do Imperial Shopping. A cerimônia oficial de inauguração da nova sede, entretanto, deverá ocorrer no dia 16 de julho, com a presença do governador e de autoridades regionais.

O diretor do Viva Cidadão, Duarte Júnior, esteve recentemente em Imperatriz visitando o andamento das obras e, para ele, a mudança deve gerar inúmeros benefícios para quem precisa da instituição. Segundo Duarte, a estrutura atual da unidade de Imperatriz gera para o Estado um custo estimado em R$ 76 mil. No entanto, com a nova unidade, este valor deve ser reduzido para cerca de R$ 20 mil. “Esses gastos correspondem não apenas a aluguel, mas também manutenção, segurança e limpeza. Vamos ter uma economia de 74% e, com esse dinheiro economizado, vamos poder investir na qualidade dos nossos servidores, capacitando melhor os nossos atendentes, além de levar unidades móveis para o interior do estado, como Porto Franco e Cidelândia”, explica.
Atualmente, a unidade do Viva em Imperatriz atende não somente à demanda gerada pela cidade, como também toda a região do Bico do Papagaio. Pelo menos 20 municípios, não só do Maranhão, como também dos estados do Pará e Tocantins, são atendidos no posto imperatrizense. Com a mudança para o Imperial Shopping, a expectativa é que haja a otimização do atendimento, visto que no novo endereço haverá ampliação no horário de funcionamento, que passará a ser das 10h às 22h, além do aumento do número de guichês, passando de 30 para 60.
Ainda de acordo com Duarte, proporcionar essa melhora no serviço prestado é um dos principais objetivos que devem ser alcançados com as novas instalações do Viva Cidadão. “Infelizmente, as pessoas são atendidas sem qualidade hoje em dia, porque na sede atual não tem acessibilidade, conforto ou segurança. As pessoas esperam sem dignidade do lado de fora, mas essa realidade vai mudar”, assegura.
Sobre a escolha do Imperial Shopping como local para receber o órgão, ele explica que essa também foi uma decisão pensada de forma a atender melhor toda a população, já que o empreendimento se encontra em uma região centralizada, atendendo aos dois lados da cidade. “Além disso, estamos agora mais próximos da rodoviária, são apenas 3km, enquanto que para a antiga sede nós temos 5km, ou seja, mais tempo para atender às pessoas que vêm de outros municípios, já que 44% das pessoas que são atendidas no Viva não são de Imperatriz”, completa.
Quanto ao custo do estacionamento, os usuários do Viva Cidadão, após atendimento, receberão cupom diferenciado para pagamento, com valor de R$ 1,50 para motos e R$ 2,50 para carros. O consultor de mercado Adriano Almeida acredita que todas as alterações realizadas pelo órgão serão benéficas para a população. “Eu gostei da mudança. O horário estendido me dá a oportunidade de resolver minhas demandas após as 18h, já que durante o dia eu trabalho. Além disso, o valor do estacionamento é diferenciado, então eu prefiro pagar e ter segurança do que ter que ficar procurando vaga no centro e não encontrar”, ressalta.
Atualmente, o Viva Cidadão conta com 32 unidades no estado, divididas entre grande, médio e pequeno porte, sendo 16 postos fixos e 12 móveis, em cidades como São Luís, Imperatriz, Presidente Dutra, Caxias e Açailândia. (Assessoria de Imprensa)