Mais agilidade e transparência no processo de leitura e entrega da conta de energia. Todas essas características já estarão disponíveis para todas as cidades do Maranhão até o primeiro semestre de 2014. O novo sistema de Faturamento Imediato da CEMAR permite que a conta possa ser entregue no mesmo momento em que a leitura é feita.
Este processo já utilizado em São Luís desde 2010 vem sendo implantado gradativamente em outras regiões. Em Imperatriz, o processo acontece desde julho de 2013 e até o final de janeiro deste ano já estará em toda a cidade. Simultaneamente, estão incluídos os municípios de Governador Edison Lobão, João Lisboa, Montes Altos, Davinópolis e demais cidades da Regional Sul até abril.
Antes, a emissão da conta de energia seguia as seguintes etapas: o cliente consome a energia, o medidor registra, o leiturista confere e registra a leitura, o sistema fatura a conta, imprime, manda para entrega, até chegar na casa do cliente para que seja paga. Com o faturamento imediato, esse processo ficará mais rápido e prático. Agora o mesmo profissional realiza a leitura e a entrega da conta de maneira imediata, com o uso do PDA (computador de bolso) e uma impressora portátil, moderno recurso tecnológico, que permite a entrega da fatura de energia elétrica de forma instantânea.
O líder comercial da CEMAR em Imperatriz, Ulysses Bezerra, explica que com esse novo sistema o cliente pode acompanhar todo o processo de leitura, desde a anotação da leitura até a impressão da conta de energia. “O ganho do Faturamento Imediato será garantir mais agilidade e transparência em todas as etapas do processo de leitura e entrega da conta de consumo de energia elétrica. Dessa forma, o consumidor terá mais tempo para programar o pagamento da conta de luz”, completa.
Esse processo não altera nem a data de leitura nem o vencimento da conta de energia elétrica, além de reduzir as possibilidades de extravio. A conta possui um código de barras que permite o pagamento normalmente. O cliente continuará pagando a conta da mesma forma: em bancos, lotéricas, correios, demais agentes credenciados em cada município.
Georreferenciamento – Para garantir ainda mais qualidade para o cliente, a CEMAR buscou na tecnologia ajuda para tornar o processo de faturamento mais eficaz, e para isso, passou a usar o georreferenciamento. No ato da leitura do medidor, o agente de faturamento coleta, de forma transparente, as informações da Unidade Consumidora e suas coordenadas geográficas. Estas são salvas em seu computador de mão e são repassadas à área de Geoprocessamento da CEMAR, a fim de melhorar a qualidade do cadastro georreferenciado da Companhia. Dessa forma sabe-se, literalmente, cada passo que o agente de faturamento dá, se ele realmente foi ou não àquela Unidade Consumidora pra coletar dados e entregar a conta.
“Juntos, esses processos proporcionarão ao cliente maior agilidade e qualidade nos serviços prestados pela CEMAR. O georreferenciamento das Unidades Consumidoras trará mais confiança à base de cadastro da Companhia, que poderá apontar com mais precisão uma eventual falha no sistema elétrico e, consequentemente, trará maior eficiência e rapidez no atendimento aos clientes”, afirma o analista de distribuição, Armando Henrique Gonçalves. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)