Presidente eleito atende a imprensa após resultado
Carlos Hermes minutos antes da votação
Professores levam protesto à Câmara

Hemerson Pinto

A eleição de José Carlos Soares Barros a presidência da Câmara de Vereadores de Imperatriz foi reconhecida praticamente no dia em que o vereador anunciou candidatura, conquistando de imediato o apoio de 14 vereadores. Na véspera da votação, que aconteceu ontem, a adesão dos vereadores Roma, Buzuca e Hamilton Miranda, atual presidente, que desistiu da disputa para apoiar Zé Carlos, reforçou a vitória registrada por 17 a 4.
O único adversário foi o vereador Carlos Hermes, que durante o discurso, minutos antes da votação,   reconheceu a eleição de Zé Carlos. O concorrente recebeu quatro votos, sendo o próprio, e dos vereadores de oposição, Aurélio Gomes, Marco Aurélio e Rildo Amaral. “Uma eleição que por si só já é uma vitória. […] Nossa candidatura representa a história de um homem que se preparou para a presidência desse parlamento e fazer deste um espaço para os trabalhadores”, disse. 
O presidente eleito declarou que durante todo o processo “eu nunca tive dúvidas nem nervosismo, com medo de não conseguir chegar até esse momento. Vamos acertar nas decisões para o progresso  e o desenvolvimento dessa casa. Todas as decisões serão tomadas com este plenário, com todos os vereadores”, disse Zé Carlos.
A sessão ordinária da última quinta-feira foi acompanhada por ex-vereadores, entre eles ex-presidentes do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa, vereadores de municípios da região e um grupo formado por dezenas de professores, que em protesto, permaneceram amordaçados enquanto exibiam cartazes com as reivindicações da greve, que já dura 32 dias.
Também eleitos para a mesa diretora os vereadores Esmerahdson de Pinho (1º vice-presidente), Eudes (2º vice-presidente), Fátima Avelino (1ª secretária) e Antônio José (2º secretário). Foram os únicos candidatos a cada cargo e foram eleitos com 100% dos votos. 
O cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz para o biênio 2015/2016 será  assumido por Zé Carlos no início de janeiro do próximo ano.