Durante todo este mês, é realizada a campanha nacional de combate ao câncer de próstata, ação que visa chamar atenção para a realização dos exames preventivos e a importância do diagnóstico precoce da doença.
Em Imperatriz, a coordenadora do programa “Saúde do Homem”, Cimey Simone Ribeiro, explicou à reportagem que o Município presta atendimento ao público masculino por meio da rede de atenção básica, cujo foco principal é o rastreamento e a prevenção do câncer.
“Se houver o diagnóstico precoce da doença, o índice de cura é altíssimo; fato que estamos deslocando esse atendimento ao público masculino que não tem essa cultura de ir ao posto de saúde”, explica ela, ao lembrar a recomendação do Ministério da Saúde para que sejam realizados anualmente exames de toque e PSA por todos os homens a partir dos 50 anos de idade.
Os casos de fatores de risco são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra, cuja prevenção deve ser iniciada a partir dos 45 anos de idade. “Temos feito um serviço árduo de levar informações aos homens para que busquem o posto de saúde de referência visando conversar com técnicos, enfermeiros e médicos sobre os exames preventivos”, disse.
Ela orienta ainda o público masculino a procurar atendimento na Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer que está circulando por diversos bairros da cidade este mês e realiza no próprio ônibus a coleta de sangue para realização de exame de PSA. “Vale ressaltar que não há necessidade de agendamento. Ao chegar na Unidade, desde que o homem esteja em jejum absoluto, ele é atendido de imediato”, informa Cimei.
Com foco na prevenção, além das palestras que estão sendo realizadas diariamente nas empresas em parceria com a Oncoradium, a Unidade Móvel tem levado atendimento a diferentes pontos da cidade. Ela já passou, por exemplo, no Bairro Bacuri (Batalhão da Polícia Militar), Povoado 1.700, Lagoa Verde, Três Poderes (Praça Principal), entre outros. Contudo, é válido esclarecer que ao terminar a campanha o ‘ônibus do câncer’ volta a permanecer um mês em cada bairro.
Saúde da Família – A coordenadora Cimei Simone ressaltou ainda que, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), os agentes comunitários de saúde colaboram com a campanha “Novembro Azul” levando informações às famílias visando incentivar os homens a realizar os exames preventivos contra o câncer.
Programação
E as atividades do Novembro Azul seguem hoje à noite com uma palestra sobre câncer de próstata na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz; e ainda:
É necessário que os homens busquem por atendimento o mais cedo possível, pois quando se detecta a doença na fase inicial a chance de cura é alta”, finaliza. [Gil Carvalho – ASCOM]
Comentários