Nesta quinta-feira (30/05), a Igreja Católica de Imperatriz celebra o nono aniversário de Ordenação Episcopal de Dom Vilsom Basso, bispo da Diocese do Município.
Em comemoração à data, será celebrada Missa em Ação de Graças, às 6h30, na Catedral Nossa Senhora de Fátima (Centro).
De acordo com informações levantadas pela reportagem de O PROGRESSO nesta quarta-feira, 29. Logo após a missa, no Pátio da Catedral, será servido café da manhã, quando Dom Vilsom Basso receberá os parabéns dos convidados, cumprimentando e conversando.
Dom Vilsom Basso assumiu oficialmente a Diocese de Imperatriz no dia 10 de junho de 2017, em substituição a Dom Gilberto Pastana, natural de Santarém, Pará, transferido para Crato, Ceará. Cinco dias depois, o religioso presidiu as solenidades de Corpus Christi, realizada no Estádio Municipal, Frei Epifânio.
QUEM É DOM VILSOM BASSO
Dom Vilsom Basso nasceu no dia 16 de fevereiro de 1960, em Cinquentenário, município de Tuperandi, Rio Grande do Sul.
Após os estudos, em sua cidade natal, ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Formou-se em Estudos Sociais/Filosofia, em Brusque, Santa Catarina.
Em 1985, fez a profissão perpétua como religioso e, com um mês de ordenado, foi enviado como missionário no Maranhão. Em 1986 e 1987, foi vigário paroquial, em Santa Inês, e assessor da Pastoral da Juventude, na Diocese de Viana, Maranhão.
Logo depois, foi vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Monte Castelo e assessor da Pastoral da Juventude, na Arquidiocese de São Luís, Maranhão.
Já no ano de 1991, fez curso de especialização em Planejamento Pastoral, na Universidad Javeriana de Bogotá, e estudou espanhol. Foi assessor da Pastoral da Juventude no Maranhão.
Em 1993, foi pároco na Paróquia São Francisco de Assis, em Alto Alegre do Pindaré, Maranhão.
Em 1994 e 1998, foi assessor nacional da Pastoral da Juventude. Logo após, retornou ao trabalho missionário no Maranhão, sendo pároco na Paróquia de Santa Luzia e coordenador de Pastoral da Diocese de Viana.
Foi também pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, em São Luís. (Raimundo Primeiro)
Comentários